creme de arnica para massagem

A arnica para massagem funciona mesmo? [Análise sincera]

Você já ouviu falar sobre a arnica? Já utilizou alguma vez a arnica para massagem? Temos certeza que, em algum momento, alguém já te falou: “Usa arnica pra passar essa dor”.

Mas será que isso funciona mesmo ou é crença popular? 

Muitos de nós buscamos, no final de um dia, de uma semana agitada e corrida ou após os exercícios físicos, relaxar os músculos e possíveis contusões e, para isso, podemos recorrer ao uso do creme de arnica para massagem

A arnica é um composto obtido da extração de flores encontradas em regiões de montanhas. A planta, que também é conhecida como cravo-dos-alpes, se tornou muito famosa no Brasil e no mundo pelos seus efeitos medicinais.

Pensando em tirar as suas dúvidas e te informar melhor sobre o uso e efeito da arnica, principalmente para massagens, preparamos este artigo completo sobre o assunto.

Entenda agora o que é esta planta, saiba quando usar seu creme terapêutico, o que ele faz e como utilizar a arnica para massagem!

 

O que é a arnica?

A tão utilizada arnica é uma planta com flores amarelas originária das montanhas e dos alpes europeus. Trata-se de áreas de plantio com até 2 mil metros acima do nível mar. 

A arnica também tem outro nome, devido ao local onde a planta floresce; ela também é conhecida como o cravo-dos-alpes. 

Essa planta pertence a uma família de mais de 30 espécies, no entanto as mais conhecidas e usadas são a Arnica Montana e a Arnica Chamissonis. 

Além disso, ela pode ser também encontrada em locais da América do Norte e na Sibéria e as suas substâncias terapêuticas são extraídas tanto das flores secas, quanto das frescas.

O famoso creme de arnica para massagem é indicado por causa da concentração específica da planta contida no produto e pode ser facilmente encontrado em lojas tanto físicas quanto online.

 

Benefícios da arnica para massagem

arnica para massagem

Agora que você já conhece a origem da arnica, vamos ver os benefícios e efeitos do produto nas massagens. 

Os cremes feitos com arnica possuem algumas boas propriedades medicinais que funcionam para várias finalidades.

Apesar de a planta não ser originária do Brasil, é muito usada em nosso país e faz parte da rotina de muitos trabalhadores, praticantes de esporte, de esteticistas e também massagistas. 

Isso por causa dos seus principais efeitos: relaxamento e ação anti-inflamatória. Confira!

 

Alívio das dores – anti-inflamatória

A arnica é, principalmente, recomendada para aliviar as dores do dia a dia do corpo, como a dor de cabeça, contusões e machucados locais. 

Ela é indicada devido a seu potencial anti-inflamatório proveniente da flor amarela, que, além disso, promove ações cicatrizantes e antissépticas.

 

Relaxamento 

Devido a seus compostos flavonoides e fenólicos, a arnica para massagem é muito utilizada por diversos profissionais massagistas pelo seu efeito relaxante. 

A utilização da substância deve acalmar e relaxar a pele e os músculos, assim, prepara o paciente para sessão de massagem que está por vir.

 

Lista de benefícios rápidos da Arnica para massagem

  • Reduz hematomas
  • Cicatriza feridas
  • Reduz o inchaço
  • Trata dores musculares
  • Funciona como agente antibacteriano em pós-operatório
  • Reduz dores pós-operatórias
  • Reduz os sintomas de osteoartrite
  • Alivia as dores das veias inchadas perto da superfície da pele

 

Como a arnica age na massagem corporal

A arnica para massagem pode ser ideal para aliviar as dores do período menstrual, os incômodos gerados pela artrite reumatoide e problemas cutâneos. 

Isso porque os ativos presentes no creme de massagem favorecem a circulação do corpo, além de melhorar os aspectos da cútis.

Além disso, a arnica é muito usada e traz benefícios ainda maiores em casos de:

  • Contusões
  • Lesões esportivas
  • Inflamações
  • Entorses e dores musculares
  • Infecções
  • Osteoartrite
  • Pós-operatório

 

Creme de arnica para massagem – ROUS

arnica para massagem

Você pode perceber que a arnica possui diversos benefícios e pode ser muito eficaz para seu bem-estar no dia a dia. Mas, para isso, é preciso encontrar o creme de arnica para massagem certo – e nós vamos te ajudar nisso. 

O creme que recomendamos é o Creme Massagem Arnica Sports 140g – d água natural, desenvolvido para o uso em massagens esportivas, relaxantes e terapêuticas.

É esse mesmo creme que usamos em algumas das massagens aqui no Espaço prana.

Isso porque o creme possui a combinação ideal dos extratos de Arnica e Bétula, além do Salicilato de Metila. Tudo isso associado à massagem auxilia no alívio das tensões provocadas pela fadiga e o desconforto muscular. 

Este creme é fácil de espalhar e tem alto rendimento, prolongando os efeitos e evitando os desperdícios. O Creme ROUS pode ser utilizado antes e depois da prática de esportes; é livre de parabenos e dermatologicamente testado.

 

Entenda cada um dos ativos do Creme ROUS

Arnica Montana: possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, tonificantes e estimulantes. Contém quercetina, uma substância capaz de aumentar a resistência dos vasos e a irrigação sanguínea nos locais lesionados, diminuindo coágulos e atenuando hematomas e inchaços.

Bétula: Também conhecida como a árvore da sabedoria, a bétula é nativa da Ásia e também da Europa. Por suas propriedades cicatrizantes, firmadoras e protetoras da pele, é recomendada para a redução de inflamações e para o alívio das dores nos músculos e nas articulações. Trata-se de um ativador da circulação sanguínea, prevenindo dores e contraturas.

Salicilato de Metila: É obtido a partir das folhas de Gaultheria Procumbens e da casca de bétula. O Salicilato de Metila aumenta a circulação do sangue e têm ação analgésica e anti-inflamatória. É muito eficaz no alívio das dores musculares, contusões e dores reumáticas.

 

Onde encontrar um bom creme de arnica para massagem?

Você pode encontrar este produto na loja virtual do Espaço Prana. Além de produtos como estes para aliviar as dores em casa, você também pode acessar o site oficial e agendar sua sessão de massoterapia.

Aqui, nós temos todos os produtos e serviços necessários para que você viva melhor, aumente sua sensação de bem-estar e cuide bem da sua saúde física, mental e intelectual.

Agora, você tem duas ótimas soluções para garantir todos os benefícios da arnica:

  1. Visite a Loja Prana e receba seu creme de arnica em casa
  2. Agende o Prana Fito (Massagem Relaxante + Shiatsu, usando o creme de arnica) para que nossos massoterapeutas cuidem de você.

Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades