acupuntura-blog

Acupuntura: benefícios para a saúde e onde realizar

A acupuntura é uma terapia milenar com origens chinesas. A terapia tem como base a aplicação de finas agulhas, imãs, massagens e outros tipos de estímulos em locais específicos do corpo, para melhorar o estresse, a ansiedade, a imunidade e ajudar no tratamento complementar para diversos problemas de origens emocionais e doenças físicas. 

Mas você sabe quais são todos os benefícios da acupuntura e qual é o local certo para realizá-la? Confira agora.

 

O que é a acupuntura e como surgiu?

A acupuntura tem origens que se perdem no tempo. Evidências arqueológicas supõem que a técnica já era praticada no continente asiático, de forma mais específica na China, cerca de 5 mil anos atrás. Algumas obras, porém, dizem que a técnica teve origem há cerca de 4 mil anos.

Na medicina tradicional chinesa, mestres antigos ensinavam que as doenças são alterações das funções do corpo ou desgaste dele, provocado por fatores externos, como mudança de temperatura do ambiente, umidade, questões nutricionais, emocionais e o próprio envelhecimento. Através da acupuntura seria possível a reversão desses problemas e a recuperação da saúde.

Na antiguidade, as doenças eram tratadas com os meios disponíveis, como infusões de ervas, dietas, agulhamento (acupuntura), e, mais tarde, manipulação vertebral e massagens, exercícios respiratórios e exercícios adaptados de artes marciais.

acupuntura-blog-aplicacao

Atualmente, a acupuntura envolve o uso de agulhas muito finas, descartáveis e com comprimentos e larguras que variam, para aplicação em diferentes pontos da pele, de acordo com as doenças, os sintomas relatados e problemas de saúde apresentados pelo paciente.

As sessões de acupuntura são realizadas por um acupunturista, que pode ser um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e não necessita de anestesia, já que as agulhas são muito finas e a aplicação é feita com técnicas muito precisas.

As sessões duram de 20 até 50 minutos, dependendo do tipo de acupuntura e da indicação do tratamento. Ao fim do procedimento, o local onde as agulhas foram introduzidas não fica dolorido.

Os pontos da técnica também são conhecidos como meridianos e são locais exatos onde as agulhas devem ser aplicadas para que o fluxo de energia seja liberado e a redução dos sintomas aconteça. De acordo com a medicina tradicional chinesa há 12 meridianos que estão ligados a órgãos vitais, como baço, pulmão, intestino, bexiga e vesícula.

Os pés também possuem diversos meridianos, por isso é extremamente comum que a acupuntura seja realizada nessa região, no entanto, as aplicações nas costas e na orelha ainda são as mais tradicionais, onde geralmente há ligação com o alívio de dores.

 

Quem pode fazer acupuntura?

acupuntura-aplicacao

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo que ela não tenha nenhuma doença ou queixa, já que a técnica também é muito usada para ajudar no bem-estar e também na prevenção de doenças.

Ela pode ser feita até mesmo em crianças com problemas de saúde, como hiperatividade, estresse, dores provocadas por anemia falciforme, entre outras. Nesses casos, as técnicas mais usadas são a eletroacupuntura e o laser.

A acupuntura também pode ser feita em gestantes, já que ajuda a reduzir os efeitos ruins das variações hormonais durante a gravidez e também auxilia no alívio de dores nas costas e desconfortos ocasionados pelo peso da barriga.

A acupuntura é uma técnica muito segura e, normalmente, não traz nenhum risco para a saúde e nem provoca efeitos colaterais. Porém, precisa ser feita por profissionais qualificados e em espaços certificados, que seguem as normas da ANVISA, como o Espaço Prana. 

As agulhas usadas na técnica também precisam ser descartadas, já que a reutilização aumenta as chances de propagação de doenças, como hepatite. 

Pessoas que fazem o uso de medicações para afinar o sangue precisam de liberação médica antes do procedimento, já que a aplicação das agulhas pode causar sangramentos.

Além disso, se o paciente apresenta dor intensa, sangramentos, muito inchaço e hematomas no local da aplicação das agulhas é preciso consultar um clínico geral para avaliar os sinais e encontrar o tratamento correto. 

 

Quais são os benefícios da acupuntura?

A técnica pode proporcionar dezenas de benefícios, entre eles:

  • tratamento complementar de várias doenças (gastrite, úlcera, artrite, asma, alterações hormonais e etc);
  • redução da ansiedade e do estresse;
  • diminuição de dores crônicas;
  • alívio de sintomas das alergias;
  • rejuvenescimento da pele;
  • tratamento complementar contra o uso de cigarro, álcool e outras drogas.

 

Onde realizar?

Você pode experimentar a acupuntura e todos os benefícios da técnica aqui, no Espaço Prana. 

Lançamos a acupuntura e a auriculoterapia há pouco tempo devido à alta procura, já que nosso spa é um ambiente feito para proporcionar equilíbrio, bem-estar, segurança, além de ajudar em processos importantes de cura e na prevenção de doenças – como é o caso da acupuntura.

Nossa estrutura foi pensada detalhadamente para que você possa relaxar e alcançar o objetivo que você tanto deseja através dos procedimentos oferecidos. 

Encontre a unidade do Espaço Prana mais próxima de você, clicando aqui.

Para realizar o procedimento de acupuntura e obter todos os benefícios que essa prática pode proporcionar, adquira um voucher no link abaixo:

>> QUERO COMPRAR SESSÃO DE ACUPUNTURA <<

 

Esperamos por você!

Carrinho de compras

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades