auriculoterapia-o-que-e

Auriculoterapia: o que é e quais são os benefícios?

A auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode tratar a si mesmo através de pontos específicos na orelha. Os pontos no pavilhão auricular fazem com que estímulos sejam liberados, ajudando a retomar o equilíbrio corporal e mental. 

Os pontos auriculares são regiões específicas da superfície auricular que refletem as funções do organismo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha. Grande parte desses pontos se tornam reativos quando existe um processo patológico na zona corporal correspondente.

Saiba mais sobre os benefícios, indicações e onde realizar a auriculoterapia.

 

O que é e como surgiu a auriculoterapia?

O pavilhão auricular é visto como a parte mais importante do nosso corpo, por fazer parte de um microssistema, que pode refletir todas as alterações fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos troncos, membros, tecidos e dos órgãos de sentidos. 

Um estado de patologia em qualquer região do corpo humano reflete de forma direta na orelha em reações positivas de caráter e localizações distintas, bem específicas para cada tipo de enfermidade. 

A auriculoterapia tem como base a teoria de que o corpo humano pode ser espelhado na orelha, já que é uma das poucas estruturas do corpo formada por endoderma, mesoderma e ectoderma (três folhetos embrionários), o que possibilita essa representatividade. 

Todas as regiões do nosso corpo e todos os nossos órgãos são representados na orelha, como se fosse um feto de cabeça para baixo (em posição cefálica).

auriculoterapia-surgimento

A Auriculoterapia surgiu na China, há cerca de cinco mil anos atrás. Mais tarde, em 1951, o médico Francês Paul Nogier ficou muito interessado quando um dos seus pacientes disse ter sido curado de uma dor ciática terrível através de uma curandeira de Marselha, por meio da queima de um ponto no interior das orelhas (chamado de cauterização).

Intrigado, o médico passou a repetir o procedimento em casos parecidos. O sucesso foi tão grande que o incentivou a pesquisar até conseguir completar o mapeamento da orelha, com associação nas mais diversas regiões do corpo a pequenos pontos da superfície, notando ainda, a representação da imagem de um bebê em posição cefálica na orelha. 

No lóbulo concentra pontos que se referem à cabeça e ao cérebro. A concha ou área central contém os pontos dos nossos órgãos vitais e a parte periférica é referente aos membros. A Linha Vertical protuberante nas orelhas representa a coluna vertebral.

Esta prática, que foi batizada de Auriculoterapia, foi aproveitada pelos médicos chineses que, séculos depois, revitalizaram a auriculoterapia em seu país. Há muitos anos antes de Cristo, os livros de medicina chinesa já levavam em consideração que a orelha não era um simples órgão, mas que tinham relação com todo o organismo humano.

 

Como o procedimento é realizado?

realizacao-procedimento

A auriculoterapia é realizada por um terapeuta acupunturista especializado que utiliza como estímulos: sementes, cristais ou agulhas intradérmicas, dependendo do caso e preferência do paciente. 

Geralmente, no início da sessão realiza-se um diagnóstico onde o profissional apalpa os pontos da orelha conforme queixa do paciente. Em seguida, usa-se os estímulos de acordo com a preferência e caso do mesmo.

A auriculoterapia funciona como uma terapia complementar que visa um relaxamento profundo e alívio temporário da queixa após a sessão. Por isso, a auriculoterapia terá mais eficiência se feita de forma recorrente, através de um plano de tratamento.

 

Quais são os benefícios da auriculoterapia?

A auriculoterapia é muito recomendada para complementar e/ou auxiliar no tratamento de diversas dores e males, como:

  • Dor por torções, contraturas ou distensões musculares;
  • Dor no ciático;
  • Ansiedade ou depressão;
  • Insônia;
  • Enxaqueca ou dor de cabeça;
  • Compulsão alimentar;
  • Emagrecimento; 
  • Distúrbios hormonais;
  • TPM ou cólica menstrual;
  • Problemas respiratórios, como alergias, asma ou bronquite;
  • Gripe ou tosse;
  • Tabagismo e alcoolismo;
  • Retenção de líquido;
  • Infecção urinária;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas digestivos;
  • Desordem temporomandibular;
  • Hipertensão, vertigens ou palpitações;
  • Sistema imunológico baixo.

 

Indicações e contraindicações

A Auriculoterapia é indicada para todas as pessoas que desejam obter os benefícios que acabaram de ser citados, como dores musculares e articulares, dores nas costas, dores no ciático, distúrbios gastrointestinais, cefaléia, distúrbios ósseos, dermatológicos, circulatórios e etc, além de auxiliar no tratamento de doenças da mente e uma variedade de outros problemas. 

Algumas vantagens técnicas da Auriculoterapia são:

  • Fácil aplicação;
  • Baixo custo;
  • Amplas indicações;
  • Apresenta poucos efeitos colaterais.

 

Porém, cuidados especiais devem ser tomados com gestantes, principalmente quando se trata de pontos hormonais e urogenitais. A prática é contra indicada para casos que apresentam risco de vida ou doenças inflamatórias, para doenças que estão com indicação de cirurgia e inflamações na região auricular. 

 

Auriculoterapia no Espaço Prana

Agora, no Espaço Prana, temos o procedimento de auriculoterapia em todas as nossas unidades! 

Cada sessão dura em torno de 30 minutos e custa, atualmente, R$ 98 por sessão. 

A grande vantagem de realizar o procedimento conosco, é que a auriculoterapia pode ser combinada com a Massagem Crânio Facial ou Reflexologia de 30 minutos, para aumentar ainda mais a sensação de bem-estar e relaxamento.

O nosso Spa é um lugar que une em perfeita sintonia tratamentos e prevenções, bem-estar e beleza, relaxamento e autoestima. Nossa estrutura foi pensada detalhadamente para que você possa relaxar e alcançar o objetivo que você tanto deseja através dos procedimentos oferecidos. 

Clique no link abaixo, saiba mais sobre o procedimento e adquira a sua sessão de forma antecipada através de um voucher para obter todos os benefícios que essa prática pode proporcionar:

>> QUERO AGENDAR AURICULOTERAPIA <<

 

Esperamos por você!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades