aromatizar-ambiente

Conheça 6 produtos especiais para aromatizar o ambiente

Você tem o costume de aromatizar o ambiente da sua casa, o seu carro ou o local em que você trabalha? Você sabia que um ambiente aromatizado pode ajudar na sensação de bem-estar, felicidade, concentração ou relaxamento? 

Separamos, neste artigo, 6 opções incríveis para transformar a sua rotina através dos aromas. Mas, primeiramente, vem entender quais os benefícios de aromatizar ambientes.

 

Quais são os efeitos positivos de um aromatizar o ambiente?

Sem dúvidas, aromatizar o ambiente pode trazer energias maravilhosas para o seu lar. Os aromas e óleos essenciais – que são substâncias retiradas de plantas com um processo muito cauteloso – contam com propriedades que podem equilibrar corpo e mente. Além disso, agem de forma terapêutica, sendo indicados para vários problemas. 

A aromaterapia promove melhoras em vários aspectos, como melhora na respiração, qualidade do sono, redução de fadiga, do estresse e da ansiedade, melhora na capacidade de concentração, entre outros. Ela usa os aromas e óleos essenciais específicos de formas variadas, através de incenso, aromatizadores, sachês, velas, sprays, óleos e outros produtos que você verá logo à frente. 

Existem muitos benefícios presentes na aromaterapia. Cada aroma é responsável por despertar um efeito diferente no organismo. Para saber qual é o produto mais adequado, precisamos conhecer as nossas necessidades (afinal, todo e qualquer produto precisa ter um objetivo que vai de encontro a isso, certo?).

Confira os principais benefícios de produtos que têm o intuito de aromatizar o ambiente:

 

1) Relaxamento e diminuição da ansiedade e do estresse

aromaterapia-mulher

Para obter esse resultado, podemos usar produtos que contenham lavanda, que pode ser altamente relaxante, diminuir os batimentos cardíacos e até a pressão arterial, podendo ser usada em vários formatos de produtos, como óleos, sachês, velas e sprays. A camomila também é um ótimo aroma para ajudar a aumentar a sensação de tranquilidade e calmaria.

 

2) Equilíbrio dos hormônios

Para esse objetivo, um dos óleos usados é o gerânio, que age sobre a dinâmica hormonal, trazendo equilíbrio tanto ao estrogênio quanto à progesterona, diminuindo os sentimentos de tristeza e a instabilidade emocional, principalmente nas fases de tensão pré-menstrual e na menopausa.

 

3) Despertar da criatividade

Para melhorar sua capacidade criativa, seu foco e organização dos pensamentos, os aromas que têm capim-limão são uma ótima opção. O capim-limão, seja em óleos essenciais, sprays de ambiente ou outro tipo de aromatizador, também possui um alto poder de melhorar as energias do ambiente.

 

4) Ambiente mais alegre

O aroma cítrico, de maneira geral, pode estimular o ambiente para que permaneça o astral de alegria. Ele também é muito utilizado para o tratamento complementar da depressão. Aromas como laranja doce, limão (siciliano, taiti) e bergamota são ótimas para este fim.

 

5) Estimulação da memória

Se você sente que precisa melhorar a sua memória, o alecrim pode ser o aroma certo. Ele combate o cansaço mental e incentiva a atividade cerebral. Os produtos com alecrim podem ajudar a encarar momentos de pressão e mudanças importantes das fases da vida, ajudando também a lidar com os sentimentos de medo e de insegurança.

 

Tipos de produtos para aromatizar o ambiente

produtos-aromatizar

Existem diversos tipos de aromas que são ideais para determinados fins, objetivos, necessidades e queixas. Porém, existem 6 tipos de produtos com aromas específicos que são ideais para momentos e ambientes específicos. 

Separamos, então, as principais categorias de produtos para aromatizar os ambientes com propósitos que podem ser parecidos, mas que são ótimos para momentos diferentes. Veja:

 

1) Incensos

Os incensos são uma excelente maneira de preparar o ambiente e definir uma atmosfera pacífica para a meditação. O incenso tem sido usado por milhares de anos em templos para ajudar no processo de meditação. Existem diversos aromas para os incensos. Esses aromas liberados pela queima de incenso são reconhecidos por muitas culturas como calmantes. 

 

2) Óleos essenciais

Os óleos essenciais são usados de várias formas, mas as principais são na aromaterapia e em pontos específicos do corpo. Cada aroma de óleo essencial possui uma função diferente e pode energizar, acalmar, ajudar no foco, melhorar o sistema respiratório, melhorar enxaquecas e atingir diversos objetivos.

 

3) Velas Aromáticas

As velas aromáticas, além de lindas quando ficam acesas no ambiente, são terapêuticas. Liberam aromas que podem aliviar o estresse, ansiedade, fadiga, entre outros. Podem, também, combinar com várias ocasiões em que se precisa de luzes amenas e um ambiente perfumado.

 

4) Difusores

Os difusores de aromas são lindos, fazem parte da decoração de ambientes com muito requinte e proporcionam sensação de harmonia, paz e aconchego. Existem dois tipos comuns de difusores de aromas: os de varetas e os em spray. Os difusores em varetas permanecem exalando o aroma até serem, definitivamente, esvaziados. Já os sprays, são aplicados em momentos e em lugares específicos, onde o aroma permanece por menos tempo – sendo necessário sua reaplicação de forma frequente.

 

5) Aromatizadores

aromatizador-difusor

Os aromatizadores de ambiente podem ser borrifados na cama, nos travesseiros, em carpetes, estofados, carros e diversos outros locais. Cada fragrância possui uma função diferente, são agradáveis e despertam sentidos. Existem, também, os aromatizadores que são difusores, umidificadores e são elétricos, ou seja, que vão na tomada e exalam aromas no ar de forma contínua. Os aromatizadores elétricos viabilizam o uso de essências e óleos essenciais, sendo uma ótima opção para aromaterapia (ou cromoterapia, quando existe a possibilidade de troca de cores). Quando é umidificador, auxilia na reposição da umidade de ambientes expostos continuamente ao ar-condicionado, diminuindo assim os efeitos nocivos provocados pelo ressecamento do ambiente.

 

6) Sachês Perfumados

Os sachês perfumados são envelopes em que o aroma se desprende através dos poros do papel ocasionando a aromatização. Utilizados principalmente para aromatização de roupas, normalmente são colocados nas gavetas para que seu perfume se fixe nos tecidos. Pode ser usado, também, em armários, closets, automóveis e bolsas.

 

Onde adquirir estes produtos

Agora que você já conhece várias opções para aromatizar o ambiente, além dos diversos benefícios dos aromas para a sua qualidade de vida, precisa saber quais são os produtos ideias e onde comprá-los, correto?

Em nossa loja virtual, temos opções incríveis para que você possa ter todos esses benefícios e muitos outros. Clique no botão abaixo e acesse:

 

>> QUERO CONFERIR PRODUTOS PARA AMBIENTES <<

 

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades