Desintoxicação

Desintoxicação pós festas de fim de ano: como fazer

As festas de fim de ano vieram recheadas de excesso, não é? Aproveitamos esses momentos tão alegres para comer mais, ingerir álcool, ficar acordado até mais tarde e muitas outras atividades que nos fazem sair da rotina. 

Tudo isso é ótimo e esperamos que você tenha aproveitado cada momento. No entanto, todos esses excessos deixam o corpo intoxicado, de certa forma.

O álcool, os alimentos mais pesados, a falta de exercício físico e o sono desregulado podem te deixar com maior lentidão, inchaço e dores de cabeça nos primeiros dias do ano.

Para reverter isso, nós te convidamos para um momento de desintoxicação. Continue lendo para saber como!

 

O que é a desintoxicação?

A desintoxicação, ou o famoso “detox” consiste na eliminação gradual das toxinas ingeridas de forma excessiva. Muitas pessoas fazem isso através da dieta, ingestão de sucos conhecidos como desintoxicantes, exercícios físicos e procedimentos, como drenagem e outros.

São esforços feitos para voltar a ter equilíbrio e para aliviar o corpo que ficou sobrecarregado. Não pode ser algo radical; precisa ser gradual e saudável para que alcance o efeito correto.

 

Qual a importância da desintoxicação após esse período?

A preocupação pós festas não é apenas com o colesterol ou o aumento de peso.  As bactérias que vivem em nosso sistema digestivo acabam sofrendo um impacto quando ingerimos alimentos excessivos em gordura, por exemplo. 

Além do ganho de calorias, as consequências podem ser: baixa resistência, cansaço, retenção de líquidos (o famoso inchaço), pele mais opaca ou pele mais oleosa para quem já tem essa característica. 

O corpo elimina de forma natural essas toxinas através da respiração, da urina e das fezes, mas, quando você percebe que exagerou muito, pode ajudar o seu corpo a desintoxicar. São necessários sete dias de boa alimentação e de bons hábitos para conseguir se livrar desses sintomas ruins do exagero.

Detox

Porém, é importante entender que o corpo precisa de cautela nesse processo. Como passamos dias dormindo de forma errada, consumindo muitos alimentos gordurosos, salgados ou açucarados, o corpo pode demorar um pouco para entender que precisa voltar para a rotina. 

O imediatismo e a falta de informação faz com que milhares de pessoas tentem maneiras rápidas de “voltar ao normal” e acabam colocando sua saúde em risco. 

Se a intenção é melhorar o funcionamento do organismo e se livrar das toxinas adquiridas pelos excessos, então é preciso combinar algumas técnicas e fazer isso de forma gradativa, contanto com procedimentos profissionais, mantendo a calma e retomando os bons hábitos dia após dia de forma constante. 

Saiba como fazer seguindo essas dicas:

 

1. Arrume o seu cardápio

Alimentos Detox

Nesta fase de desintoxicação, consuma mais vegetais da classe das oleaginosas, como castanhas, nozes e avelãs, que são fontes de vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. 

Adicione também os vegetais da classe das brássicas, como o agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, pois todos esses desempenham no corpo uma ação anti-inflamatória e antioxidante (inibe a oxidação causada pela emissão de radicais livres).

Passe a ingerir frutas que possuem bastante água, como melancia, abacaxi e laranja, pois elas melhoram a produção de urina, ajudam a eliminar as toxinas mais rapidamente e melhoram o funcionamento dos rins.

 

2. Evite bebidas alcoólicas nesse período

Exagerou na bebida no fim de ano? Então a dica para você é se desvincular do álcool nesse momento. O etanol presente nas bebidas atrapalha a produção do hormônio antidiurético, ou seja, tem poder de aumentar a diurese. 

Esse até poderia ser um sinal bom, afinal, como as frutas aquosas recomendadas acima, o etanol ajudaria os rins a trabalhar. O problema é que esta ingestão faz com que toda água seja eliminada do corpo, restando apenas o álcool que desidrata o organismo e atrapalha a purificação. Por isso, se atente à dica a seguir.

 

3. Beba muita água

Essa recomendação deve ser seguida à risca. Além de hidratar, a água estimula a circulação do sangue, o que ajuda a purificar o organismo, fazendo os rins trabalharem e ajudando na filtragem do que foi ingerido.

A água também contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento do intestino e regula a flora novamente.

 

4. Evite doces e comidas muito salgadas 

Antes de o açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas, uma glândula que secreta insulina para fazer a quebra de glicose e controlar a quantidade de açúcar que chegará ao sangue. Quando ingerimos alimentos muito ricos em açúcar, a insulina encontra muita dificuldade em realizar o seu trabalho de forma correta, permitindo que uma quantidade muito grande de glicose chegue à corrente sanguínea. 

Altas taxas de açúcar são nocivas, já que estão ligadas ao diabetes e outras doenças. Por outro lado, o sal é riquíssimo em cloreto de sódio, que acaba atraindo moléculas de água e aumentando a retenção de líquido e desidratação corporal.

 

5. Dê preferência aos alimentos orgânicos 

Alimentos para desintoxicar

Os alimentos orgânicos acabam sendo mais caros, mas se puder, faça essa escolha. Eles são livres de agrotóxicos e, nesse momento de desintoxicação, o que menos queremos é algo que seja tóxico novamente.

 

6. Retome os exercícios físicos

Por fim, nossa dica é: comece a retomar caminhadas leves e exercícios físicos gradualmente. Eles ajudam ainda mais na fase de desintoxicação por acelerar o metabolismo, aumentar a frequência cardíaca e a diminuir as calorias excessivas que foram ingeridas nos dias anteriores.

 

Como o Espaço Prana pode te ajudar no processo de desintoxicação

Além de todas essas dicas, existem procedimentos que podem ser feitos nesse momento que são perfeitos para desintoxicar o corpo e dar as boas vindas aos bons hábitos que serão seguidos ao longo do ano.

Aqui, no Espaço Prana, você encontra procedimentos como o Dreno Redux, Lipo Redux, Prana Detox e Prana Detox Power, além  de outros tratamentos que também podem otimizar esse processo de forma muito significativa. 

Todos eles combinam produtos e técnicas que ajudam a eliminar toxinas, diminuir o inchaço, diminuir medidas, aumentar a sensação de relaxamento e restaurar o equilíbrio corporal. 

Para te ajudar ainda mais, você terá acesso aos procedimentos citados com 15% de desconto até o dia 15 de janeiro. Gostou? Então não perca essa oportunidade e saiba mais sobre estas técnicas clicando no link abaixo:

 

>> QUERO DESINTOXICAR COM ESTES PROCEDIMENTOS <<

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades