mulheres

Mês das mulheres: conscientização sobre a importância do autocuidado feminino

As mulheres já foram vistas como o sexo frágil, mas desde sempre elas foram os seres mais fortes da sociedade, mesmo antes de qualquer um dos seus direitos serem reconhecidos. 

Porém, o que muitas mulheres ainda não sabem, é que além de alcançarem todas as posições sociais que podem, elas também precisam separar um tempo diário para o autocuidado feminino. Com a nossa fome de conquistar tudo e com a necessidade de dar conta de múltiplas coisas, não podemos nos esquecer da necessidade de cuidar de nós mesmas. 

Hoje vamos te ajudar a entender mais sobre a história do mês da mulher e sobre a transformação que o autocuidado feminino pode causar em sua vida.

 

A história do mês das mulheres e porque o cuidado pessoal importa

dia-das-mulheres

A história do Dia Internacional das Mulheres é algo que está no imaginário de muitas pessoas e muitos acreditam que a data surgiu a partir de um incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, em 1911, o que resultou na morte de cerca de 130 operárias. Esse incidente foi, sem dúvidas, um marco na luta feminina ao longo do século 20, mas os fatos que levaram à definição do Dia da Mulher aconteceram muito antes. 

Precisamos voltar no fim do século 19 para falar sobre esse assunto, quando as organizações femininas originárias de movimentos operários fazem protestos em vários locais da Europa e dos EUA. As jornadas de trabalho das mulheres eram de aproximadamente 15 horas seguidas e diárias, com salários minúsculos definidos pela Revolução Industrial. Todo esse combo levava essas mulheres para as suas, para protestos com o objetivo de melhores condições de trabalho e pelo fim do trabalho infantil. Imagine agora como era o autocuidado dessas mulheres, praticamente inexistente. 

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado no mês de maio do ano de 1908, nos EUA, quando aproximadamente 1500 mulheres fizeram parte de uma manifestação que pedia a igualdade econômica e política nos Estados Unidos. Já em 1909 o Partido Socialista dos Estados Unidos tornou a data de 28 de fevereiro como oficial para o Dia das Mulheres, com um protesto que reuniu 3 mil pessoas no centro da cidade de Nova York, seguido de uma grande greve em novembro do mesmo ano, que resultou no fechamento de mais de 500 fábricas do país.

Com a Primeira Guerra Mundial, que começou em 1914, os protestos se tornaram ainda mais frequentes, e no dia 8 de março de 1917 (dia 23 de fevereiro no calendário Juliano, que era adotado pela Rússia), houve uma manifestação memorável. 

Neste dia, cerca de 90 mil operárias se manifestaram contra Czar Nicolau II, pelas péssimas condições de trabalho em que viviam, além da fome e da participação russa na guerra, com um protesto que ficou conhecido como “Pão e Paz”. Foi aí que a data do dia 8 de março se tornou real, embora tenha sido formalmente oficializada apenas em 1921.

Toda essa luta feminina foi em prol do autocuidado. Se essas mulheres acreditassem que realmente mereciam trabalhar 15 horas diárias sem um salário digno, elas jamais teriam protestado. As manifestações expressavam que essas mulheres estavam cansadas, que gostariam de ser valorizadas, reconhecidas e cuidadas. Hoje, muitos anos depois, muitas mulheres ainda deixam a rotina altamente desgastante impedir o cuidado pessoal.

 

Como uma mulher pode transformar a sua vida através do autocuidado

A falta de cuidado pessoal não é algo raro nos dias atuais, muito pelo contrário, é algo totalmente comum. Desde mulheres de baixa renda, donas de casa ou que sustentam o lar com seu trabalho até mulheres executivas que passam o dia dentro da empresa, todas estão vulneráveis à falta de atenção com o próprio corpo e mente. Mas isso não é uma escolha. 

Essa falta de autocuidado, na maior parte das vezes, é algo que se torna um hábito. Vamos deixando tudo para depois: meditar depois, descansar depois, agendar uma massagem depois e até mesmo cuidados simples para depois, como fazer as unhas ou cortar as pontas dos cabelos – que podem trazer uma ótima sensação de cuidado. Tudo isso acaba sendo deixado de lado muito fácil.

É hora de repensar a importância destas atividades. É hora de reconhecer a luta das mulheres que vieram antes de nós, de perceber como elas lutaram por condições melhores, por descanso, por igualdade, por reconhecimento e por cuidado. 

É hora de darmos mais atenção para nós mesmas. E o Espaço Prana Spa pode te ajudar a fazer isso.

 

Como o Espaço Prana pode aumentar o autocuidado feminino

O Espaço Prana conta com procedimentos que vão desde os mais simples e de relaxamento até os mais completos procedimentos estéticos. Aqui você escolhe se quer fazer uma massagem relaxante, se precisa de um alongamento com massagem, se necessita urgentemente de um combo com técnicas diferentes, se precisa de procedimentos estéticos ou até um dia todo de Spa

Nossos serviços podem ser agendados de acordo com os seus horários disponíveis, com várias condições de pagamentos e com profissionais altamente capacitados, para oferecer a você o cuidado que você merece. 

E sabe o que é melhor? Até o dia 15/03/22, selecionamos alguns serviços com um desconto exclusivo de 15% em nosso site e em todas as nossas unidades. Para conferir quais são estes serviços, clique no botão abaixo:

>> QUERO CONHECER OS SERVIÇOS DA CAMPANHA <<

 

Destinaremos, também, parte do faturamento arrecadado com estes serviços no período da campanha à instituição EMPODERA, organização sem fins lucrativos que visa a transformação social de meninas e mulheres através do esporte.

Aproveite o desconto especial para apoiar esta causa e cuidar de você! Pare de adiar e agende já o seu procedimento conosco!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades