Toxina Botulínica

Toxina botulínica: tudo o que você precisa saber

A toxina botulínica é um dos componentes mais buscados para quem deseja fazer pequenas alterações estéticas faciais. Mas, você sabe quais são as recomendações e as contra indicações desse procedimento? Você sabe de onde vem a toxina botulínica e como a aplicação é realizada? E como você pode fazê-lo com total segurança? É isso que vamos te contar hoje.

 

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância produzida através de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que paralisa movimentos musculares no local onde é inserida. 

O estímulo elétrico para que o músculo se contraia vem do cérebro, passa pela medula espinhal e vai para os nervos até seu ramo mais fino. A transmissão de informação entre o nervo e o músculo é realizada a partir da liberação de uma substância chamada acetilcolina, que é liberada pelo nervo.

A toxina botulínica age por meio do bloqueio da acetilcolina pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe essa substância, ele simplesmente não se contrai. Por isso, a toxina botulínica paralisa a musculatura, bloqueando a informação do estímulo elétrico até que chegue ao músculo.

Quando a toxina botulínica é usada com finalidade estética, ela é capaz de prevenir ou até mesmo eliminar rugas de expressão ao ser aplicada nos músculos da face. Quando a musculatura abaixo da pele está contraída, a pele se dobra na superfície, gerando rugas, sulcos, diferenças de relevo e textura.

Toxina botulínica - aplicacao

Em contrapartida, quando a musculatura está muito relaxada, a pele se mantém lisa. A toxina botulínica é recomendada para minimizar as rugas dinâmicas, que são aquelas que se tornam mais evidentes quando contraímos alguns músculos, como testa, pés de galinhas, glabela e também como prevenção para rugas estáticas – aquelas que se tornam aparentes mesmo sem o movimento muscular. 

O início do efeito da toxina após a aplicação surge de dois a três dias, com uma paralisação gradativa do músculo, com pico de ação e estabilização do resultado com cerca de 15 dias após o procedimento. O bloqueio é transitório, durando cerca de 4 até 6 meses, quando a ação muscular normal retorna.

Por ser um medicamento biológico, precisa ser feito um intervalo mínimo de 3 meses entre as aplicações, considerando que a região que será tratada será a mesma. Se o prazo não for seguido, pode-se desenvolver uma resistência ao produto e o efeito não será mais o mesmo.

 

Por que a toxina botulínica é tão procurada?

Ela é muito buscada por ser muito mais acessível do que uma plástica facial e por ter resultados muito bons.

A aplicação da toxina botulínica diminui significativamente as linhas de expressão e é muito eficiente para os famosos “pés de galinha” e os vincos na testa, além de levantar o olhar e ter, inclusive, recomendações médicas para o caso de quem possui bruxismo, por exemplo. 

 

Recomendações e contraindicações

A aplicação de toxina botulínica se trata de um procedimento seguro e com bons resultados. Além disso, outras recomendações são:

 

  • Aliviar as expressões negativas do rosto;
  • Para o tratamento do sorriso gengival e para tratamento do bruxismo;
  • Para tratamento de hiperidrose axilar e palmo plantar que é o excesso de sudorese que traz impacto social;
  • Para um efeito lifting, melhorando o contorno do rosto e a flacidez do pescoço;
  • Para dores cervicais e de cabeça tensional, já que relaxam os músculos da região.

Efeito lifting Toxina

Já as contraindicações são aplicadas em casos de:

 

  • Gravidez;
  • Depressão;
  • Lesões Cutâneas;
  • Alergia a Albumina;
  • Vacina Antitetânica recente;
  • Uso de Antiinflamatório;
  • Quebra de Intervalo entre aplicações.

 

É possível aplicar toxina botulínica no Espaço Prana?

Sim, é totalmente possível! O Espaço Prana está investindo cada vez mais em estética avançada e, referente à toxina botulínica, temos sessões de aplicação na testa, glabela e região dos olhos, além das aplicações para sorriso gengival e bruxismo.

É preciso agendar uma avaliação para saber como o procedimento pode beneficiar o seu caso. Após a avaliação, a data de realização da aplicação com toxina botulínica poderá ser agendada e todas as recomendações serão passadas para você usufruir de um momento de autocuidado e de manutenção da sua beleza com confiança e segurança. 

Agende a sua avaliação no Espaço Prana através das unidades com estética avançada disponível. Saiba mais clicando no link abaixo:

 

>> ENCONTRAR A UNIDADE MAIS PRÓXIMA <<

 

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades