momentos de relaxamento

9 benefícios dos momentos de relaxamento

Será que você realmente sabe a importância dos momentos de relaxamento? Podemos adiantar que eles melhoram a nossa saúde, alterando até mesmo o funcionamento dos nossos órgãos e impactando diretamente a nossa qualidade de vida. A falta de relaxamento adequado pode trazer inúmeros malefícios. 

Se você tem dificuldade em relaxar, vamos te ajudar a começar o mais rápido possível. 

 

Por que é preciso ter momentos de relaxamento?

O relaxamento é essencial para a manutenção da saúde. Mas, ele não pode ser algo esporádico, que acontece apenas uma vez a cada 3 meses ou nas férias. O relaxamento precisa fazer parte da sua rotina mensal e, se possível, diária.

Momentos offline, meia hora de autocuidado, automassagens, uma ida semanal a um spa, uma noite de filmes e várias outras situações podem promover o relaxamento do seu corpo e mente e, quando você faz isso, está cuidando da sua saúde física e mental. Quando os momentos de relaxamento se tornam raros, o estresse pode se tornar crônico, a ansiedade, angústia, ataques de raiva e muitos outros problemas podem se instalar na sua vida. 

 

Quais são os benefícios de momentos de relaxamento?

Vamos te dar nove motivos para relaxar mais:

 

1. Saúde cardíaca em dia

De acordo com a American Heart Association (Associação Americana do Coração), muitos estudos já demonstraram que a ansiedade e o estresse, juntamente com a má alimentação e com a ausência de práticas de atividades físicas, são fatores de risco para problemas cardiovasculares e hipertensão.  

Uma coisa puxa a outra. Você fica estressado, não relaxa, desconta na comida (e uma comida quase sempre pobre em nutrientes e proteínas), não pratica exercícios e os riscos para problemas cardíacos vão se somando.

 

2. Energia e disposição

Assim como o exercício físico e outras atividades prazerosas, relaxar promove a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela nossa sensação de bem-estar. Quem relaxa está com a endorfina em dia. 

 

3. Sistema imunológico fortalecido

Isso mesmo! O relaxamento tem tudo a ver com o seu sistema imunológico. Estudos já comprovaram que pessoas estressadas e ansiosas tendem a ficar doentes com muita facilidade, isso porque o estresse debilita o sistema de imunidade do nosso corpo, deixando nossas defesas cada vez mais fracas. 

 

4. Sem problemas de memória

O estresse crônico prejudica regiões do cérebro que são responsáveis pelo pensamento abstrato, pela aprendizagem e pela memória. É por isso que quando você está em uma fase de estresse não consegue se concentrar em nada, muito menos lembrar de coisas importantes. 

E o cenário pode ser mais grave: há pesquisas que estão relacionando o estresse com a doença de Alzheimer. 

 

5. Menores riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A universidade de Cambridge fez um estudo e identificou que pessoas que conseguiram lidar de forma mais leve com eventos estressantes na vida apresentavam um risco 24% mais baixo de ter um AVC. Esses participantes também se alimentavam bem, praticavam exercícios, não fumavam e tinham em sua rotina práticas de relaxamento, como as práticas oferecidas aqui, no Espaço Prana.

 

6. Menos chances para a depressão

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Quando nosso organismo está repleto de cortisol (hormônio do estresse), ele automaticamente pode diminuir os níveis de serotonina e dopamina (hormônios responsáveis pela nossa sensação de bem-estar e felicidade). Com isso, a tendência é desenvolver quadros depressivos.

Em contrapartida, vários estudos comprovam que momentos com uma massagem de relaxamento, feitos periodicamente, provocam o aumento dos níveis de dopamina e de serotonina no organismo, com isso, temos pessoas mais saudáveis e felizes. 

 

7. Amizade com a balança

Em momentos de estresse, a nossa tendência é descontar na comida, e não é em qualquer comida: o que queremos são as pizzas, lanches e doces. O cortisol aumenta o apetite e também aumenta o nosso desejo pelos alimentos mais gordurosos.

Quando estamos com o nosso relaxamento em dia, temos a tendência de prestar mais atenção aos alimentos que consumimos. 

 

8. Rosto livre de acne

Altos níveis de estresse também repercutem na quantidade de sebo produzido pela pele, com isso, os poros são obstruídos, promovendo o aparecimento ou o agravamento da acne.

 

9. Diminuição de dores crônicas e da tensão muscular 

Quem nunca ficou estressado e automaticamente sentiu os ombros e as nucas tensos e doendo? O estresse aumenta a tensão dos músculos e essa tensão alimenta as dores crônicas. 

Já o relaxamento reduz as tensões musculares e diminui os níveis de cortisol, fazendo com que o corpo fique mais leve e a sensação de bem-estar seja muito maior. 

 

Como ter um momento de relaxamento?

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Você pode escolher os procedimentos que deseja fazer, o tempo que pretende fazer e também a frequência para realizar cada um deles. Você pode, inclusive, fazer um plano de procedimentos para o semestre ou para o ano, garantindo relaxamento, bem-estar e autocuidado por um longo período de tempo a um preço promocional bem justo. 

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