como aliviar a enxaqueca

Como aliviar a enxaqueca naturalmente?

Com o estresse e a correria do cotidiano, é comum que as incômodas enxaquecas apareçam. E uma das perguntas que mais fazem aqui no Espaço Prana é: como aliviar a enxaqueca de forma natural?

Bom, vamos começar te explicando a base pra você entender a causa de tudo isso e a solução…

Durante o período de pandemia, quando o home office se tornou a mais popular modalidade de trabalho, as dores de cabeças passaram a fazer parte do dia a dia de muitos dos trabalhadores. 

Na maioria das vezes, a dor de cabeça é aliviada apenas com os remédios comuns. No entanto, quando ela se torna muito frequente, não é bom ingerir esses medicamentos sempre. Por isso, vale recorrer aos meios de tratamento naturais. 

Pensando nisso, o Espaço Prana fez este artigo com algumas dicas e informações sobre como aliviar a enxaqueca naturalmente. Para saber tudo, fique com a gente até o final!

 

Como aliviar a enxaqueca: veja as principais causas

Antes de sabermos as soluções, precisamos saber as causas dessas dores. Existem vários fatores que podem ocasionar essas crises. Muitos deles são originados por comportamentos e hábitos da nossa vida.

Por isso, em muitos dos casos, pequenas mudanças de comportamentos podem ser essenciais para aliviar a enxaqueca. 

Veja quais são algumas das causas mais comuns!

 

Ficar longos períodos sem comer 

Quando comemos, nosso organismo libera glicose e outras substâncias essenciais para o sangue. Ao ficar muito tempo sem se alimentar, acontece uma baixa dessas substâncias no sangue.

Assim, nosso organismo produz outras substâncias, que podem desencadear crises de dor de cabeça. Portanto, se você tem enxaquecas com frequência, é importante manter uma alimentação saudável em intervalos regulares.

 

Excesso de cafeína

Isso mesmo, o nosso tão amado café, em excesso, pode ocasionar enxaquecas. A cafeína é um dos grandes vilões quando se trata deste assunto e um dos principais gatilhos para crises de dor de cabeça. 

Geralmente, bebidas e alimentos com cafeína funcionam como estimulantes para o sistema nervoso e aumentam o risco de ter uma enxaqueca. Por isso, se você sofre com essas dores, diminuir esses alimentos no dia a dia é um ponto a se considerar.

 

Uso excessivo de analgésicos 

Esta é uma causa bem frequente. É bem comum que, para aliviar a enxaqueca, as pessoas tomem logo um analgésico.

No entanto, utilizar esses medicamentos a longo prazo pode ser prejudicial à saúde. Isso porque os analgésicos tratam apenas os sintomas, ou seja, aliviam as dores e os incômodos, mas não cuidam das causas dos sintomas.

Dessa forma, o uso excessivo e constante pode tornar as suas crises mais resistentes e difíceis de controlar.

 

Alterações no sono 

As alterações no sono podem ser grandes causas da enxaqueca para os pacientes crônicos. As alterações incluem: bruxismo, insônia e terror noturno.

Isso acontece porque, quando o corpo não descansa corretamente, você dificilmente ficará de bom humor e disposto. Assim, a avaliação do ciclo do sono também é muito importante para o tratamento da dor de cabeça intensa.

 

4 dicas de como aliviar a enxaqueca

Agora que você já conhece as principais causas das enxaquecas, vamos ver 4 dicas de tratamentos naturais para aliviar essas dores.

 

1 – Óleo de lavanda

O Óleo Essencial Lavanda é uma ótima opção de tratamento natural para aliviar as enxaquecas. Esse óleo tem uma natureza sedativa e relaxante, por isso é um bom aliado em diferentes situações desafiadoras da vida. 

O óleo essencial de lavanda tem aroma purificador que limpa e acalma a mente, traz clareza e ajuda a perceber detalhes e a organizar o caos.

Além de combater o cansaço mental, o estresse e a ansiedade, o óleo de lavanda atua, também, no corpo físico por suas propriedades bactericidas, anti séptica, analgésica, antiespasmódica, entre outras.

O óleo de lavanda ajuda a diminuir a enxaqueca pois é sedativo e regulador do sistema nervoso e hormonal. Contribui com a regularização do fluxo menstrual e diminui cólicas. É antiespasmódico, sedativo e analgésico. 

Essa é uma dica totalmente natural de como aliviar a enxaqueca.

 

2 – Massoterapia

Você sabia que a massagem é uma prática muito poderosa e bastante eficiente para o tratamento e prevenção de diversos problemas? A massoterapia promove o bem-estar do nosso corpo físico e mental e pode ajudar no tratamento de enxaquecas.

A Massagem Crânio Facial, também conhecida como Indian Head Massage ou Champi, é originária da Índia e é muito utilizada na tradicional Medicina Ayurvédica.

É realizada em toda a cabeça, abrangendo o couro cabeludo e face. Tem como principais benefícios o aumento da oxigenação do cérebro, relaxamento do sistema nervoso e auxílio no sono. 

Além disso, desperta sensações de prazer e bem-estar, retarda a queda de cabelo e previne a calvície e o branqueamento dos fios. Você, com certeza, deveria experimentar e desfrutar das suas vantagens a saúde. 

Essa massagem é um serviço especial do Espaço Prana Spa e estamos oferecendo um super DESCONTO. Confira aqui!

 

3 – Compressa cervical

As compressas de gelo também são uma ótima opção natural para aliviar a enxaqueca. A compressa fria é mais eficiente quando se trata de uma dor, que é constante e que pode ser acompanhada de outros sintomas.

Isso acontece porque a água gelada da compressa ajuda a contrair os vasos sanguíneos da região e, assim, a diminuir o volume do sangue na cabeça. Isso traz alívio das dores.

A compressa de gelo deve ser colocada na testa, nas têmporas e na nuca, pontos estratégicos para a diminuição da dor. Pode ser administrada 3 vezes ao dia, durante a   crise de enxaqueca  ou nos períodos de dor mais intensa.

Na Loja do Espaço Prana, temos também a compressa para cervical, ombros e nuca, feita de grãos e aromas, que pode ser usada tanto quente como fria. Confira aqui!

 

4 – Ter uma boa noite de sono

Ter boas noites de sono é mais que essencial para tanto evitar a enxaqueca, quanto para tratá-las. 

Isso porque o sono é responsável por renovar todas as partes do corpo, logo, boas horas dormidas são preciosas quando se trata de como aliviar a enxaqueca.

De acordo com pesquisas, estima-se que 30 a 50% das pessoas que sofrem com enxaqueca têm problemas para dormir

Aproximadamente, metade das crises começam no fim da madrugada e no começo da manhã, de 4h até 9h.

 

Quando devo ir ao médico?

Saber como aliviar a enxaqueca de forma natural não deve ser feita de forma isolada. Você precisa aliar essas dicas a uma consulta médica e com profissionais.

Então, vale ressaltar que, se as crises de enxaqueca forem muito constantes e intensas, é necessário buscar um acompanhamento médico.

Nada deve substituir as consultas, que devem ser feitas para ter um acompanhamento mais de perto, específico para suas dores e para solucioná-las.

Além disso, um tratamento paliativo é essencial, assim como as massagens, que aliviam dores físicas e ajudam a recarregar as energias.

Conte com o Espaço Prana para ter um momento de relaxamento físico e mental; nossos profissionais estão à disposição!

E então, gostou dessas dicas? Deixe seu email na nossa newsletter e te avisamos de outras dicas como essas, além de promoções.

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades