dores musculares no home office

Dores musculares no home office: principais, como evitar e como aliviar

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas que trabalhavam em um ambiente específico, como em escritórios de empresas, bancos e lojas, tiveram que migrar para o home office. 

No entanto, como tudo na vida, o trabalho em casa também trouxe suas consequências e partes negativas.

A maior delas pode ser as dores musculares que aparecem no dia a dia, por falta de movimentos, poucos exercícios ou, até mesmo, má postura. E então, você tem sentido isso?

Sem contar com dores psicossomáticas, já que, nem sempre, o ambiente em casa tem a infraestrutura ideal para trabalhar – o que acaba criando mais conflitos emocionais e, consequentemente, dores físicas.

Hoje, você vai descobrir quais são as principais dores musculares no home office e como evitá-las. Então, para saber mais, fique até o final.

 

Quais são as principais dores musculares no home office?

As dores musculares, estão afetando diversas pessoas que trabalham no home office, principalmente agora no período de pandemia. 

Mas a boa notícia é que, com a evidência dessas dores, também vem surgindo diversas formas de amenizar e solucionar estes problemas, para conseguir uma rotina de trabalho mais produtiva, mesmo que em casa.

No entanto, antes de saber quais os melhores tratamentos e como evitar essas dores, é preciso saber bem quais são as principais dores musculares.

As dores musculares são, basicamente, dores em locais onde há estrutura muscular, principalmente nas partes esqueléticas. 

As áreas mais comuns de sentir estas dores são no pescoço, nas mãos, costas e pernas.

Essas dores são um problema comum, principalmente para quem passa muito tempo sentado e digitando, mas isso não significa que devem ser deixadas de lado.

Pelo contrário, é preciso tomar muito cuidado, pois elas podem acarretar muitos outros problemas físicos, em especial quando está localizada nas pernas e nas costas, impedindo, inclusive, que você se mova com normalidade.

Mais que isso, as dores musculares podem ainda envolver mais de um músculo e até atingir tendões, fáscias, tecidos moles que conectam os músculos e os ossos.

 

Como identificar as principais dores musculares 

dores musculares

Agora que você já sabe quais são as principais dores musculares, é preciso saber como identificá-las. As dores musculares funcionam como irritações em certos locais e, ao se movimentar, a irritação piora, o que resulta na limitação dos movimentos. Veja os sintomas desse problema:

  • Rigidez do corpo, que gera desconforto e dificuldade ao se movimentar;
  • Dores com sensações de picadas, formigamentos, comichão, queimação e até esfaqueamento;
  • Dormência;
  • Espasmos; 
  • Inchaço nas áreas.

Esses são os principais sintomas, porém outros também podem aparecer devido às causas da dor ou como o sinal de alguma outra enfermidade. 

Veja agora alguns problemas ocasionados pelas dores musculares:

  • Imobilidade;
  • Atrofia muscular;
  • Contraturas musculares;
  • Dor crônica.

Qualquer uma dessas complicações pode decorrer tanto pela dor em si quanto por doenças adjacentes. 

Portanto, é essencial que, ao notar algum destes sintomas, você procure um profissional da área de saúde o mais rápido possível, evitando uma possível agravação das dores e lesões piores.

 

Como evitar as dores no home office? 

Vamos ver agora como evitar as dores musculares no home office e, para isso, veremos as causas mais comuns que ocasionam esta dor. 

A dor muscular pode ter diversas causas, podem ser influenciadas pela genética do indivíduo, pelo estilo de vida (trabalho em home office, sem exercícios físicos ou movimentação frequente), e até por acidentes e traumas ocorridos. Veja:

  • Dermatomiosite;
  • Dor muscular tardia;
  • Fibromialgia;
  • Doenças reumatológicas;
  • Gripe e resfriados;
  • Cãibras musculares;
  • Infecções por estafilococos e vírus;
  • Efeitos colaterais de remédios;
  • Síndrome da fadiga crônica.

Existem muitos outros além destes. De forma geral, para evitar as dores musculares e outros tipos de enfermidades, para quem trabalha em home office, o recomendado é sempre manter a postura, sentar-se de forma correta, em uma cadeira ou poltrona adequada.

Muitas pessoas utilizam as bolas de pilates, pois, dessa forma, elas fortalecem a musculatura e mantém a postura enquanto trabalham. 

Além disso, é fundamental a prática de alguma atividade física, pois, como se trata de um trabalho mais estático, em algum momento é preciso que seu corpo entre em movimento, evitando, assim, o atrofiamento dos músculos. 

A musculação, por exemplo, é uma ótima opção de atividade física, pois trabalha especificamente cada grupo de músculos, mas você pode optar por aquela que te agrade mais, o importante é não ficar parado. 

Mais que isso, para dispensar a tensão que se acumula nos músculos, tanto para aqueles que praticam atividades físicas, quanto para os não praticantes, é necessário fazer a sessão de massoterapia para manter o corpo equilibrado e disposto.

 

O que fazer para resolver as dores musculares? 

dores musculares no home office

Uma boa dica para melhorar as dores musculares é utilizar compressas quentes ou frias na região mais afetada. O indicado é deixar a compressa agir por 15 a 20 minutos, pelo menos três vezes ao dia. Se houver alguma piora, suspenda o tratamento por algumas horas e depois recomece. 

No caso de dores musculares na cervical, recomendamos o uso da Compressa para Cervical – Grãos & Aromas. É importante ressaltar também que durante o período de crise das dores musculares é necessário ficar de repouso, portanto suspenda as atividades físicas. 

Outra coisa é que passar dias deitado também não é uma boa recomendação, pois pode ocasionar a piora dos sintomas, como a atrofia dos músculos. 

Em casos de dores intensas, procure o seu médico para que ele receite remédios adequados ao seu quadro, como relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios.

Se você já está passando por isso e, além de ir ao médico, quer usar um outro remédio natural, indicamos o creme de arnica.

Existem também outros tratamentos naturais, como tomar banho em água quente para ativar a circulação do corpo (banhos de banheira são uma boa) e as massagens terapêuticas.

 

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