como aliviar a ansiedade

Como aliviar a ansiedade: 4 dicas que podem te ajudar

A pandemia do coronavírus e o isolamento social mudou completamente a rotina de milhares de pessoas. As casas de muitos, consideradas ambientes seguros, se transformaram em ambientes de trabalho, o famoso home office. 

No entanto, as mudanças da rotina, o estresse causado pelas incertezas e a falta do convívio em sociedade causados pela pandemia, afetam muitos de nós de diversas formas.

Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, a ansiedade é o transtorno mais comum durante a pandemia de Covid-19. Com isso, o número de buscas online por informações sobre o problema disparou.

Foi pensando na sua saúde e bem-estar que o Espaço Prana preparou este artigo com as melhores dicas e informações para você que busca saber como aliviar a ansiedade de forma mais leve. Confira!

 

1 – Atividades físicas

A primeira dica sobre como aliviar a ansiedade está relacionada à prática de atividades físicas na sua rotina.

Você sabia que após a realização de atividades físicas você se sente consideravelmente mais feliz? Isso é cientificamente comprovado, pois, ao movimentar seu corpo, você libera a serotonina e a endorfina, substâncias neurotransmissoras ligadas ao seu humor. 

Portanto, a atividade física pode melhorar o seu bem-estar em geral, se tornando uma ótima dica de como aliviar a ansiedade. 

Afinal, manter o corpo em movimento tem muita importância para a saúde mental como um todo, mas é mais eficaz ainda para aqueles que sofrem com Transtorno de Ansiedade Generalizada, também chamado de TAG.

Veja só sugestões de algumas atividades benéficas:

  1. Caminhada: é acessível, prática e tem várias vantagens! Pode até funcionar como uma medicação ativa. A caminhada é um ótimo momento para dar uma pausa nos pensamentos excessivos e fazer seu momento reflexivo ao ar livre.
  2. Dança: a dança é outra atividade terapêutica. É divertida e prazerosa, pode te ajudar a se manter saudável, aumentar a flexibilidade do corpo e melhorar a coordenação motora. Vai aliviar o estresse do dia a dia e até, quem sabe, fazer novos amigos… 
  3. Yoga: os exercícios da Yoga vão trabalhar a sua postura e respiração e, assim, aliviar um pouco da sua ansiedade. É uma prática bastante relaxante que também ajuda na flexibilidade do corpo e bem-estar em geral.

Colocar o corpo em movimento é uma das melhores opções para melhorar sua saúde mental e física. Mas vale lembrar que é importante manter o cuidado com a segurança durante a prática de qualquer atividade.

 

2 – Tomar um chá

Você sabia que o hábito de beber chá pode ser um aliado de como aliviar a ansiedade? Pode parecer estranho, mas são diversas as opções de chás que amenizam essa condição e diminuem o estresse.

Os chás para ansiedade possuem diversos benefícios: são calmantes naturais, te ajudam a relaxar e dormir, além de ter um ótimo custo-benefício e serem fáceis de fazer.

Veja algumas boas opções:

  1. Chá de Camomila: este chá é bem famoso, ajuda a dormir e aliviar o estresse. Ele acalma e tranquiliza a mente e corpo. Uma boa indicação para aliviar a ansiedade, principalmente nos momentos de maior estresse do seu dia.
  2. Chá de Lavanda: também conhecido como chá de alfazema, é um ótimo calmante natural para os nervos e relaxante para dormir.
  3. Chá de Passiflora: também chamado de chá de flor de maracujá, vai tratar a ansiedade, amenizar os sintomas da depressão, TPM, irritação e nervosismo. Tem um efeito sedativo e, por isso, é um bom calmante. Também ajuda na concentração.

Os chás são uma estratégia de alívio dos sintomas da ansiedade que, aliados a outras práticas – como as atividade físicas, citadas anteriormente – podem melhorar muito o seu bem-estar e qualidade de vida.

 

3 – Procurar técnicas de relaxamento 

Técnicas de relaxamento vão tratar diretamente o seu estresse. O estresse pode influenciar no surgimento de doenças mentais, como o TAG. No entanto, nem sempre uma pessoa que sofre com esse transtorno é estressada. 

De qualquer forma, as técnicas de relaxamento serão sempre benéficas ao bem-estar, tanto daqueles com transtornos, quanto aqueles que apenas buscam liberar as energias ruins e também recarregar as boas energias. 

Quais são essas técnicas? Bom, vamos falar da melhor delas: a massagem! As massagens, dentre suas diversas funções e vantagens, servem para relaxar, amenizar os sintomas da ansiedade e depressão, tratar dores musculares e aliviar o estresse. 

Muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre a massagem. Você já deve ter escutado alguém dizendo que “massagem é um luxo desnecessário”, ou então “é coisa de madame”. 

Essas pessoas estão enganadas. As massagens não são desnecessárias e muito menos uma coisa para madames. Saiba que a prática tem vários benefícios à saúde física e mental, a curto e longo prazo.

A massagem é um carinho necessário que as pessoas dão a si mesmas. 

Investir em massagem não é um luxo, é um investimento na sua qualidade de vida! Elas diminuem os níveis do hormônio da ansiedade e do estresse (cortisol), diminuem a tensão muscular, regulam a respiração e circulação sanguínea… Os benefícios são inúmeros.

Veja duas recomendações de massagens que vão aliviar a ansiedade:

  1. Massagem Relaxante – Essa massagem é inspirada nos movimentos da Massagem Clássica. Utiliza deslizamentos superficiais e profundos em conjunto com manobras de tração em todo o corpo, proporcionando alívio das tensões musculares e relaxamento geral;
  2. Prana Aroma – É um exclusivo protocolo de massagem em que o cliente escolhe o blend de óleos essenciais que mais gostar. É uma massagem com toques relaxantes; funciona por meio de uma sinergia que une propriedades terapêuticas de aromaterapia e de propriedade vibracionais dos Florais.

As duas massagens são serviços exclusivos do Espaço Prana Spa, que oferece diversos tipos de massagens terapêuticas, além de outros tratamentos estéticos faciais, corporais e banhos terapêuticos.

 

4 – Procurar um psicólogo

como aliviar aansiedade

Esta é uma das dicas mais importantes de como aliviar a ansiedade. Nenhuma das outras dicas citadas aqui devem substituir o tratamento psicológico, se você sofre de transtornos psicológicos. As dicas anteriores devem agregar ao tratamento. 

Ir ao psicólogo ou terapeuta é tão importante quanto ir ao médico clínico geral. Muitas vezes, damos pouca importância a esse tipo de tratamento e damos ênfase apenas aos problemas físicos. 

Mas o ideal é fazer o acompanhamento físico e mental com profissionais da saúde.

O acompanhamento psicológico bem feito vai te ajudar a administrar seus relacionamentos e evitar conflitos para te guiar a uma vida mais tranquila dentro das suas condições. 

Vai te ajudar a entender a si mesmo, seus sentimentos, modo de pensar, e seu comportamento diante das pessoas e situações. Por isso, é extremamente importante procurar um profissional da área.

 

Então, como aliviar a ansiedade afinal?

Os sintomas ansiosos estão presentes em vários momentos da nossa vida e não há problema algum nisso. Quem nunca ficou com os batimentos acelerados às vésperas de algum evento importante? Ou então, sentiu aquele frio na barriga? Tudo isso faz parte!

A ansiedade passa a ser um problema, uma doença, quando esses sintomas e outros se tornam constantes e intensos demais. Aí sim, é a hora de ligar o sinal vermelho.

Se for o seu caso, procure um tratamento psicológico e também siga as dicas que estão aqui! 

Além disso, buscar um hobby também é uma ótima ideia para aliviar as pressões do transtorno e do dia a dia. Encontre algo para fazer que você ame e se sinta bem!

O mais importante desse artigo é enfatizar e encorajar a dedicar um tempo para si mesmo, cuidar da sua saúde, do seu corpo e da sua mente.

 

E então, já testou algumas dessas técnicas? O que achou dessas dicas? Se inscreva na nossa Newsletter e fique por dentro de outras dicas importantes como essas.

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades