tratamento da depressão

Tratamento da depressão: Como a massagem pode ajudar?

A depressão e a ansiedade são considerados os problemas do século, que atingem milhões de pessoas. Em especial, durante a pandemia do Covid-19, o número de pessoas afetadas com essas doenças só aumentou, e com isso, o número de pesquisas também.

Isso porque, muitos eventos cotidianos consequentes desse momento, fazem nosso corpo e mente se desestabilizarem. 

Também a correria do dia a dia, a pressão do trabalho e das responsabilidades, todos juntos, viram uma bola de neve e trazem sentimentos negativos, que acabam piorando com o passar do tempo.

Em meio a isso, é necessário buscar práticas que sejam benéficas e nos auxiliem a superar os sentimentos depressivos.

Pensando em te ajudar e cumprir nosso compromisso com o seu bem-estar, o Espaço Prana preparou este artigo, para te informar sobre a massoterapia como um tratamento da depressão. 

Continue a leitura e confira tudo sobre essa prática revitalizadora!

O problema da depressão

Antes de falar sobre como a massagem pode funcionar como um tratamento da depressão, vamos conhecer mais sobre essa doença e suas características. 

A depressão, de forma simples, é marcada por um pico de humor que causa angústias, tristeza, perda do interesse e outros. Vale dizer também, que a depressão pode oscilar, causando o chamado Transtorno Bipolar.

Esse distúrbio pode ser causado por uma série de causas diferentes, dependendo da vida e das condições emocionais de cada pessoa. Ou seja, não existe uma receita ou forma de encaixe.

A depressão se tornou um transtorno bem comum, mas ainda sim grave, e que interfere na vida diária, na capacidade de trabalhar, dormir, estudar e aproveitar a vida. 

Pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. 

Efeitos da massagem no tratamento da depressão

massagem no tratamento da depressão

Agora que você já sabe o básico sobre o problema, surge a pergunta: como resolver? De maneira geral, os distúrbios psicológicos precisam de tratamento médicos específicos, para entender as suas causas e encontrar soluções efetivas. 

Entretanto, a massoterapia é altamente recomendada para o tratamento da depressão e alívio dos sintomas. Além disso, possui muitos outros benefícios à saúde mental e física.

As sessões de massagem auxiliam no relaxamento do corpo e da mente, aliviam as tensões, reduz dores, libera as energias prejudiciais e nos permite recarregar. 

Assim, quando você volta a sua rotina, os efeitos são contínuos e você tende a levar tudo com mais leveza e tranquilidade. Isso porque a massagem é capaz de aumentar a quantidade de hormônios do bem-estar na corrente sanguínea. 

Ela aumenta os níveis de dopamina e serotonina, duas substâncias que regulam o humor e fazem com que você se sinta mais feliz, disposto e tranquilo, com boa auto-estima e confiança. 

Além disso, durante as sessões é comum a utilização de essências, óleos aromatizantes e cremes que agregam muito a experiência e melhoram as sensações. 

Todos esses estímulos, obtidos de forma constante, garantem a melhora e também a prevenção da depressão e uma série de benefícios valiosos para sua vida. 

Como funciona a massoterapia

Os conceitos da massagem terapêutica explicam que ela age diretamente nos tecidos mais moles e fluidos do corpo. Dessa forma, ela estimula os sistemas endócrino, nervoso, linfático e outros. Respondendo com efeito placebo para o corpo. 

O sistema nervoso responde aos métodos da massoterapia através da estimulação dos receptores sensoriais pelo toque. Essa estimulação interrompe um padrão que existe nos centros de controle do sistema nervoso central. 

Isso resulta em uma mudança de impulsos motores que acarreta uma alteração da homeostase (o equilíbrio do organismo) e regula os padrões vitais e libera neurotransmissores.

Vale ressaltar que a maioria dos problemas comportamentais, de humor, de estresse e de dor são causados por essa desregulação bioquímica. Logo, a massagem os regula e melhora a ansiedade, depressão, a atenção e diversos outros fatores.

3 massagens que podem te ajudar

Reflexologia no tratamento da depressão

Que a massagem tem um alto poder de relaxamento para auxiliar no tratamento da depressão você já percebeu, mas como escolher a massagem certa?

Como existem várias massagens que servem para finalidades diferentes, separamos as 3 mais indicadas para tratamento da depressão – claro, elas não substituem o tratamento principal, que é ir a um psicólogo fazer o acompanhamento.

Mas essas massagens podem auxiliar a diminuir o estresse, a ansiedade e aumentar os hormônios da felicidade (dopamina, serotonina e adrenalina). Confira agora!

Reflexologia: A Reflexologia é uma terapia alternativa muito utilizada no combate à ansiedade, insônia e depressão. Ela consiste em movimentos de pressão nos pés feitos nos chamados pontos vitais ou pontos de reflexo que quando pressionados auxiliam em inúmeros males além dos já citados. Como labirintite, ciatalgia, dores de cabeça e outros.

Massagem crânio facial: É uma massagem realizada em toda a cabeça abrangendo couro cabeludo e face e tem como principais benefícios: o aumento da oxigenação do cérebro, relaxamento do sistema nervoso, auxílio no sono, desperta sensações de prazer e bem estar, além de retardar a queda de cabelo, calvície e branqueamento.

Massagem relaxante: Essa massagem é inspirada nos movimentos da Massagem Clássica, onde utiliza-se deslizamentos superficiais e profundos em conjunto com manobras de tração em todo o corpo, proporcionando alívio das tensões musculares e relaxamento geral. Tem uma duração de 30 minutos ou 1h e 20 minutos 

 

>>AGENDAR MINHA MASSAGEM<<

 

Dica de ouro

Antes de finalizar esse artigo, existem dois pontos que vamos colocar em destaque: 

O primeiro deles é o entendimento de que a massagem funciona como algo complementar, ou seja, serve como um aliado que vai te ajudar bastante no tratamento da depressão.

A massagem, não pode de modo algum substituir os tratamentos psicológicos de depressão e outras doenças, mas vai acelerar os resultados.

O segundo ponto é que para a realização da massagem como um tratamento da depressão, é necessário que você procure profissionais especializados na área para realizá-la. 

Não só isso, os profissionais precisam ser bem qualificados e de confiança. Na dúvida, converse com o massoterapeuta, e certifique se o local em que será realizada é adequado, procure, também, opiniões de outras pessoas sobre o serviço e estabelecimento.

Felizmente, com o Espaço Prana Spa você não precisa dessas preocupações. Possuímos profissionais formados e que estão constantemente se informando sobre as novidades do mercado de saúde e bem-estar. 

Nosso ambiente é agradável, bem preparado e seguro, a fim de receber você da melhor forma e para que você se sinta confortável. Marque uma sessão conosco ou faça uma visita e certifique-se de tudo isso e mais!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades