Aromaterapia: O cheiro pode aliviar dores?

Você conhece os benefícios da Aromaterapia? Já experimentou? Bom, a aromaterapia é uma técnica natural milenar que utiliza o aroma e as partículas liberadas por vários tipos de óleos essenciais. 

Isso estimula diversas diversas partes do cérebro, ajuda a aliviar sintomas de doenças e dores, promove o bem-estar e fortalece as defesas do corpo. Os benefícios são inúmeros…

Para aproveitá-los bem, o ideal é escolher aqueles aromas que têm mais a ver com o seu momento, ambiente e a função deles. Cada tipo de óleo essencial oferece uma propriedade terapêutica diferente e proporcionam diferentes sensações. 

Neste artigo vamos ver como funciona a Aromaterapia, seus benefícios, os modos de usar e mais… Se você se interessa pelo tema, confira as melhores informações sobre!

Os Benefícios da Aromaterapia 

A Aromaterapia é uma terapia holística que utiliza as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para tratar problemas físicos, psicológicos ou emocionais, podem ser doenças, ansiedade, insônia e até depressão. 

Os óleos essenciais podem ser usados todas as vezes que você sentir necessidade de buscar algum tipo de efeito terapêutico para sua vida.

Atualmente, durante a pandemia do Covid-19, a principal busca da Aromaterapia tem sido para tratar a ansiedade e, assim, tem ajudado muitas pessoas. 

Veja a seguir outros benefícios e para que serve a Aromaterapia:

  • Alivia o estresse;
  • Combate a agressividade e irritação;
  • Acalma e tranquiliza;
  • Eleva a autoestima e amor próprio;
  • Pode melhorar relações afetivas, familiares e pessoais;
  • Equilibra o emocional;
  • Promove sensação de bem-estar;
  • Ajuda no tratamento de ansiedade, depressão e problemas psicológicos;
  • Alivia sintomas de doenças;
  • Alivia dores crônicas;
  • Aumenta a qualidade do sono e trata insônia;
  • Aumenta a imunidade.

Esses são os principais benefícios, mas cada tipo de óleo possui suas vantagens específicas. Elas são tantas que fica difícil de listá-las. Portanto, seja qual for a sua necessidade, com certeza, existe um óleo essencial perfeito para você!

Origem 

A origem da Aromaterapia é muito interessante. De acordo com indicações de estudos, o Egito foi seu local de origem. A própria Cleópatra é conhecida como a primeira aromaterapeuta da história, devido a suas habilidades com as ervas aromáticas.

No entanto, o conceito de Aromaterapia foi utilizado pela primeira vez na França. Essa arte era utilizada para perfumar, seja nas cerimônias de adoração divina ou em processos terapêuticos.

A partir dos séculos XVI e XVII os óleos essenciais passaram a circular no comércio e, assim, a Aromaterapia foi ganhando mais visibilidade no mundo.

Inclusive, durante a Segunda Guerra Mundial, em meio a escassez de antibióticos para tratar os doentes e feridos, muitos médicos utilizavam os essenciais de forma eficaz para amenizar os processos de infecção. 

Modos de usar 

Existem diversas formas de usar e praticar a Aromaterapia, a principal delas é pela inalação. No entanto, não é recomendado que entrem em contato direto com a pele, por estarem bastante concentrados – exceto quando os óleos estão diluídos, mas falaremos disso mais pra frente. 

Confira a seguir sobre as principais formas de usar:

 

Inalação

aromaterapia

A forma mais comum de utilizar os óleos essenciais é pela inalação. Trata-se da forma mais completa de obter os benefícios, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro.

Dessa forma, cria alterações no funcionamento do corpo, que se torna capaz de se curar. A recomendação do Espaço Prana, ideal para inalação, é o Óleo Essencial Composto Equilibrium

O Composto Equilibrium Phytoterápica é feito a partir de uma sinergia de 6 óleos essenciais selecionados por seu aroma muito agradável e de excelente eficácia. Trata-se de um produto muito poderoso.

Você pode fazer as inalações leves direto do frasco e depois ir aumentando o número de inalações e intensidades. É recomendado inspirar profundamente, segurar o ar por uns 2 a 3 segundos, antes de expirar.

Além disso, esse óleo pode ser utilizado em difusores de ambiente, no banho, em massagens diluídas com óleo vegetal, em colares aromáticos e em escalda-pés. 

Ele é recomendado para trazer equilíbrio, melhorar o humor e a autoestima, diminuir a irritabilidade e trazer refrescância. É 100% óleos essenciais de Bergamota, Gerânio, Laranja, Rosas e Ylang Ylang.

Aromatizador

Outra forma de usar é pelo Aromatizador Elétrico – Via Aroma. Neste caso, deve-se adicionar 2 a 3 gotas do óleo escolhido, no interior do aparelho com água, que cria uma nuvem de fumaça que libera os aromas por todo o ambiente.

Os aromatizadores elétricos ou aromatizadores de tomada são muito eficientes para manter vários ambientes cheirosos e perfumados, de maneira simples, segura e muito econômica.

O Aromatizador Elétrico – Via Aroma é um produto exclusivo do Espaço Prana Spa, desenvolvido e produzido de acordo com os materiais utilizados na dinâmica da medicina, o que garante que não haja contaminação das essências aromáticas e dos óleos essenciais.

Sprays

Os Sprays são mais uma forma de utilizar a Aromaterapia. Eles são bem práticos, ajudam a espalhar os aromas por todos os locais que deseja. 

Nossa recomendação é o Pomander Chakra Equilíbrio – Spray Ambiente. Você pode borrifar-lo antes de sair de casa, no carro, no ambiente de trabalho. 

Além de promover o relaxamento, ele tem o poder de manter seu Chakra equilibrado proporcionando a livre circulação das boas energias em todo o seu corpo.

Beneficie-se com esse perfume da natureza. O Pomander Chakra foi desenvolvido com os mais puros óleos essenciais combinados com Florais de Bach, que correspondem a cada Chakra, atuando diretamente na harmonização, limpeza e equilíbrio da nossa energia vital.

Massagem 

aromaterapia

A massagem é a forma ideal de aplicar os óleos essenciais e fazer com que eles penetrem na pele, de forma a tratar dores em geral, infecções, problemas de pele, tratar doenças e sobretudo promover o bem-estar da mente e do corpo. 

A Prana Aroma, por exemplo, é uma massagem exclusiva do Prana Spa em que o cliente escolhe seu próprio blend de óleos essenciais, aquele que mais o agradar no olfato. 

Esse blend, também conta com os Florais de Bach para alinhar os Chakras e potencializar os efeitos terapêuticos da massagem, por meio dessa sinergia que une as propriedades terapêuticas da Aromaterapia e das propriedades vibracionais dos Florais.

É uma massagem relaxante com toques leves e tranquilizantes por todo o corpo, que pode ser realizada em uma duração de 50 minutos ou 1h20 minutos. 

Como nossas unidades são em espaços urbanos, você pode, inclusive, agendar um horário e realizar essa massagem terapêutica durante seu intervalo de trabalho, ou no final do expediente. 

Afinal, não tem jeito melhor de se livrar do estresse e sobrecarga do trabalho. A sessão de massagem é um momento em que você pode recarregar suas energias, alinhar seus Chacras, relaxar e aliviar as tensões. Só existem benefícios.

Agende já sua sessão de massagem!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades