Com trazer Mindfullness no ambiente de trabalho

Certamente você conhece um sujeito assim: Acorda cedo, sai de casa para trabalhar, fica algum tempo dirigindo no trânsito, sentado. Chega no seu posto de trabalho, senta-se novamente e lá fica por 8, 9 horas seguidas, muitas vezes na frente do computador. Só digitando, digitando, digitando… Só levanta para almoçar e algumas vezes para ir ao banheiro. Hora de voltar para casa, senta novamente no carro, pega trânsito, chega em casa, senta no sofá e no dia seguinte começa tudo outra vez. Esta posição prolongada começa a incomodar as costas. Fica cada vez mais difícil manter a postura e perde-se o alinhamento saudável da coluna. Os braços sentem os efeitos das muitas horas de digitação. A visão começa a cansar, ocasionando dores de cabeça. Os prazos de entrega de trabalhos são apertados e aí aparece o estresse, a ansiedade e a irritablidade.

A longo prazo, esse conjunto de fatores pode levar a pessoa a precisar de tratamento médico, muitas vezes com afastamento das atividades; é muito comum os casos de DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) e de LER (Lesões por Esforço Repetitivo). Para tentar minimizar este impacto na vida do colaborador, muitas empresas adotam soluções para levar mais qualidade de vida para dentro das empresas. Uma solução eficiente e de grande aceitação é a massagem no ambiente laboral. É pratico porque não há a necessidade de se despir ou utilizar óleos e cremes, os movimentos da massagem são de pressão e amassamento nas áreas de tensão, com foco nas costas, braços, cabeça e cervical. Imediatamente o colaborador sente alívio das tensões físicas, o batimento cardíaco desacelera, melhora a concentração e a motivação. Também ajuda na prevenção das doenças relacionadas ao trabalho (tendinite, DORT e LER), assim como as cefaléias.

Para a empresa o ganho é imenso: caem os índices de faltas e afastamentos por motivo de saúde, melhoram os índices de produtividade, a equipe se sente valorizada e fica mais engajada com os propósitos da organização. Além da massagem na cadeira descrita acima, ainda há a possibilidade de outras técnicas serem inseridas no ambiente de trabalho, e que ajudam igualmente na melhora da saúde do colaborador e dos indíces de produtividade da empresa, como ginástica ou yoga laboral, meditação, palestras relacionados ao tema bem-estar, etc.

Meditação e yoga laboral aliás, estão muito em voga hoje nas empresas para se trabalhar o conceito de Mindfulness, ou seja, de manter controle sobre o estado mental, de ser capaz de se concentrar nas atividades e sensações do momento presente, gerenciando as emoções, desenvolvendo a autoestima e a aceitação, e a capacidade de tomar decisões mais conscientes e assertivas. E a sua empresa, se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores? Já possui programas de bem estar? O Espaço Prana oferece serviços completos nesta área, como massagem na cadeira, na maca, ginástica laboral, yoga laboral, meditação e palestras relacionadas ao tema, com a qualidade e excelência que o seu time merece. Desde eventos pontuais (como SIPAT, confraternização de fim de ano, dia internacional das mulheres, etc.) a atendimentos fixos semanais, quinzenais ou mensais.

Vamos pensar juntos na melhor solução?

Lilian Yaginuma
Coordenadora Técnica do Espaço Prana Spa