oleo-essencial-lavanda

Óleos essenciais: Benefícios para pele e cabelos

Você com certeza já ouviu falar sobre óleos essenciais e aromaterapia. Os óleos essenciais possuem os mais diversos benefícios e funções. Mas hoje vamos falar principalmente sobre seus benefícios para a pele e cabelos. 

Os óleos essenciais são óleos muito concentrados, extraídos de plantas. Existem diversos tipos disponíveis no mercado e, quando associados, podem trazer benefícios sinérgicos entre eles. 

Em busca de aliviar o estresse e ansiedade da rotina, muitas pessoas encontraram bem-estar em práticas terapêuticas como a aromaterapia, por exemplo. Por isso, esses extratos botânicos poderosos se tornaram mais populares ainda. 

De acordo com Cristiane Pagliuchi, aromaterapeuta e engenheira cosmética, os óleos essenciais são ferramentas importantes para os ambientes e para o corpo, pois são ativos naturais super potentes.

Para saber tudo sobre o assunto, basta continuar a leitura. Confira! 

 

Como usar óleos essenciais nos cabelos?

oleo-essencial-cabelo

Vamos começar falando sobre os óleos essenciais no Haircare. Por serem altamente concentrados e muito fortes, eles não podem ser usados diretamente para o tratamento dos fios. 

Eles devem ser usados juntamente com óleos vegetais, máscaras capilares, no shampoo e até em máscaras com argila. Além disso, podem ser diluídos em água, água floral, chás a base de plantas e extratos glicólicos.

Veja como funcionam algumas dessas opções:

 

Óleo essencial no Shampoo

Esses extratos botânicos podem ser utilizados no shampoo para enriquecer e agregar propriedades nutritivas. 

Para isso, basta escolher um shampoo neutro, que você pode encontrar em farmácias de manipulação. Para cada 100ml de produto deve-se acrescentar 20 gotas de óleo essencial, pode ser mais de um tipo. 

Daí é só misturar bem e armazenar em uma embalagem de vidro escura, assim, as propriedades medicinais dos óleos essenciais vão ser melhor conservadas.

Óleo essencial na máscara

Para utilizar a máscara, é preciso lavar os cabelos com shampoo e tirar o excesso de água com uma toalha, primeiro. 

Você deve escolher uma máscara que possa ser usada no couro cabeludo. Então, separe a quantidade que vai ser usada e acrescente 5 gotas de um óleo de sua preferência. 

Misture tudo e passe no couro cabeludo e por todo comprimento dos fios. Deixe agir por alguns minutos ou conforme a indicação na embalagem da máscara, em seguida é só enxaguar bem os cabelos.

Óleos essenciais na máscara de argila

Argila no cabelo? Isso mesmo, a argiloterapia capilar não é muito conhecida, mas é muito benéfica. Os óleos essenciais podem participar desse tratamento. 

Misture água e argila, até virar uma pasta. Adicione 3 gotas de óleo essencial e misture bem. Passe no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos e após, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

 

Como usar óleos essenciais na pele?

blog-autocuidado

Vamos falar agora sobre como os óleos essenciais podem participar da sua rotina de Skincare. Os óleos podem ser usados no corpo e podem promover o bem-estar e a higienização do nosso corpo como um todo.

Para isso, eles devem ser misturados com cremes neutros ou óleos vegetais. A cada 6 ml de óleo vegetal, ou 2 colheres de sopa de um creme neutro, devem ser adicionadas 2 gotas de óleo da sua preferência.

A mistura pode ser usada como hidratante de mãos também. Já para hidratar o corpo, acalmar e tranquilizar a pele, pode ser usado todos os dias após o banho.

Alguns óleos têm maior risco de sensibilização. Nesses casos, devem ser misturados com óleos-base (de macadâmia, de abacate, amêndoa doce, linhaça, girassol, oliva, rosa mosqueta, coco ou semente de uva). 

É recomendado usar em média uma gota desses essenciais para 3 gotas de base. Mais um cuidado importante que você deve ter no uso é evitar a exposição imediata ao Sol depois de aplicar a mistura.

 

Descubra qual a melhor opção para você

Agora que você sabe como utilizar corretamente os óleos nos cuidados com a pele e cabelo, é a hora de descobrir qual é a melhor opção de óleo essencial para você.

Existem diversas opções, com muitas funções, tanto físicas quanto emocionais. Felizmente, não é preciso ter todos à sua disposição. O ideal é investir nas opções mais versáteis.

Vamos listar aqui 2 óleos essenciais e seus diversos benefícios:

 

1 – Óleo essencial essencial de lavanda

Por sua natureza sedativa e relaxante, a lavanda é benéfica a todas as idades, sendo uma boa aliada em diferentes situações desafiadoras da vida.

O Óleo Essencial Lavanda – Phytoterápica tem aroma purificador que limpa e acalma a mente, traz clareza, ajuda a perceber detalhes e organizar o caos. 

Além de combater o cansaço mental, o estresse e a ansiedade. Atua, também, no corpo físico por suas propriedades bactericidas, anti séptica, analgésica, antiespasmódica, entre outras.

Seus benefícios são conhecidos e utilizados há muito tempo. O Óleo Essencial Lavanda ajuda a diminuir a enxaqueca, é sedativo e regulador do sistema nervoso e hormonal. 

A lavanda age como equilibrante, balanceador emocional, ansiolítico, calmante para o medo, irritação, conflito, trauma e agitação. Também é um excelente antidepressivo. Tem ação energizante, acalma a mente e tem o poder de aliviar o estresse. 

O óleo essencial de lavanda é um excelente anti acne e espinhas, sendo ideal para peles oleosas, secas e inflamadas. As peles envelhecidas também se beneficiam deste óleo essencial. Para os cabelos opacos, traz brilho e vitalidade.

 

2 – Óleo essencial de alecrim 

O Alecrim é uma erva muito antiga. Na Idade Média, era muito usada para queimar como incenso, e à época do Renascimento, apareceu em várias fórmulas de embelezamento.

O Óleo Essencial de Alecrim – Phytoterápica é indicado para os cuidados com a pele e cabelos. Era ingrediente clássico das águas de colônia, como exemplo, a “Água Húngara”, considerada rejuvenescedora. 

É revigorante e estimulante, possui aroma herbáceo, estimula a memória, concentração, motivação, traz vitalidade e energia para atividades físicas e mentais. Trabalha no foco e parte cognitiva, muito útil nos momentos de estudo e trabalho.

Excelente para queda de cabelo, traz brilho, luminosidade e crescimento capilar. Auxilia na redução da celulite através de massagens estéticas. É muito utilizado em casos de pele congestionada e poros abertos.

Confira outros tipos de óleos essenciais, clicando aqui!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades