Radiofrequência estética: o que é e quais são os benefícios

A radiofrequência estética é um tratamento muito utilizado na redução da flacidez e no rejuvenescimento facial.

Este tratamento é altamente eficaz na eliminação de rugas, linhas de expressão, gordura localizada, estrias e celulite, sendo um método comprovadamente seguro para o cuidado com a pele.

A função da radiofrequência estética é promover a contração das fibras de colágeno e elastina e, consequentemente, provocar a produção de novas fibras, enrijecendo e dando maior firmeza à pele. 

Quer saber mais sobre esse tratamento tão eficaz para a saúde da sua pele? Continue lendo abaixo!

 

Como é feita a Radiofrequência Estética?

A sessão de radiofrequência estética é realizada por um dermatologista, biomédico, esteticista ou fisioterapeuta especializado na área.

No tratamento, é aplicado no local um gel glicerinado para que o aparelho de radiofrequência possa deslizar sobre a pele da paciente e garantir a geração de novas fibras de colágeno e elastina.

Ao movimentar o aparelho e aquecer a região da pele da paciente, estimula-se a ativação das células responsáveis pela produção de fibras de colágeno e elastina, chamadas fibroblastos.

Ao término, o gel é retirado do local aplicado na pele. A sessão do tratamento estético tem um tempo médio de 50 minutos e recomenda-se esperar, no mínimo, 15 dias para a próxima sessão.

É importante frisar que, para fazer a radiofrequência estética, é preciso tomar alguns cuidados, como não ingerir bebidas alcoólicas 2 dias antes da sessão e hidratar a pele constantemente durante 4 a 6 semanas até o dia do tratamento. 

Além de que, no dia da sessão, é indicado evitar passar qualquer tipo de loção, creme ou maquiagem no rosto.

 

Para que serve a radiofrequência estética?

A radiofrequência estética é um dos tratamentos mais versáteis que existem devido a quantidade de funções que ela tem para o corpo feminino. 

São muitos os benefícios causados pelo tratamento e com poucas sessões já dá para perceber uma nova transformação estética.

Leia a seguir as funções da radiofrequência e como ela melhora a estética feminina:

 

1 – Redução da celulite

A radiofrequência estética é muito eficaz na redução da celulite. Ela tem a capacidade de aumentar a vascularização do corpo por meio do calor, eliminando a fibrose e reduzindo as toxinas presentes nas células de gordura.

 

2 – Combate à gordura localizada

Por causa do calor liberado pelo aparelho de radiofrequência, aumenta-se o nível de vascularização da área tratada. Desta forma, as ondas de calor ativam o metabolismo das enzimas, diminuindo a camada adiposa no local do tratamento.

 

3 – Combate à flacidez

Uma das grandes utilidades da radiofrequência é o combate à flacidez. Com o aquecimento da região tratada, há o surgimento de novas fibras de colágeno. Isso faz com que a tonicidade da pele melhore e a flacidez diminua.

 

4 – Diminuição das estrias

Outra função importante do de radiofrequência estética é a redução de estrias. O calor causado pelo aparelho de radiofrequência reorganiza as fibras de colágeno, aumenta a vascularização do sangue e reduz as estrias na região aplicada.

Uma pequena intervenção de 10 minutos de radiofrequência onde há a presença de estrias já demonstram uma melhora estética considerável.

 

5 – Redução das rugas

Assim como a radiofrequência ajuda na redução de celulites e estrias, o tratamento também auxilia no rejuvenescimento facial. 

Isto ocorre porque o processo dermatológico causa a produção de fibrilina, procolágeno I e III e tropoelastina, que são componentes essenciais para manter a saúde da pele.

 

6 – Reversão dos efeitos da luz solar

Não é segredo que a exposição intensa à luz solar prejudica a qualidade da sua pele. Isso ocorre porque os raios ultravioletas desorganizam as fibras de colágeno da pele, muitas vezes fazendo essas fibras se romperem. 

Nesse caso, o tratamento de radiofrequência estética pode ser muito útil para a reestruturação e a produção de novas fibras de colágeno.

 

7 – Emagrecimento facial

O emagrecimento do rosto pode ser obtido com algumas sessões de radiofrequência, sem precisar fazer qualquer procedimento cirúrgico invasivo. 

Um estudo recente, feito no ano de 2016, comprovou a eficácia do tratamento em reduzir a camada adiposa presente na face de mulheres de meia-idade. 

Em apenas 5 semanas, 9 em cada 10 mulheres perceberam a diferença estética causada pelo tratamento. A maioria destas mulheres aprovaram e sentiram-se satisfeitas com os resultados obtidos.

 

Contraindicações da radiofrequência estética

Apesar de trazer inúmeros resultados estéticos para a mulher, o tratamento de radiofrequência não é indicado para pessoas que:

  • Têm alguma doença de pele na região tratada;
  • Utiliza algum implante eletrônico como marca-passo ou desfibrilador;
  • Tem histórico de trombose, coagulopatias, hematomas e sangramentos excessivos;
  • Consome medicamentos anticoagulantes e corticoides constantemente;
  • Utiliza ou já utilizou isotretinoína nos últimos seis meses;
  • Têm ou tiveram algum tumor maligno ou doenças relativas à tireoide descontrolada;
  • Histórico de doenças causadas pelo calor na região de aplicação do tratamento; e
  • Têm alguma desordem endócrina (como diabetes ou HIV);
  • Usa como método contraceptivo o DIU (apenas na região abdominal).

Além disso, a radiofrequência não deve ser feita em regiões com tatuagens ou maquiagens definitivas. 

Após a aplicação de botox, é preciso esperar ao menos 4 dias para fazer o tratamento. 

Depois de fazer algum preenchimento ou peeling químico, recomenda-se aguardar 2 semanas. 

Se o tratamento for peeling profundo ou procedimento a laser, o ideal é que espere o tempo de um mês até a próxima sessão de radiofrequência.

 

Quantas sessões são necessárias para obter um bom resultado?

O indicado é que sejam feitas de 3 a 10 sessões de radiofrequência estética para atingir um resultado considerável. 

No entanto, a diferença estética já pode ser percebida, geralmente, a partir da terceira sessão do tratamento, dependendo do objetivo que você tenha com o procedimento. 

Para manter e avançar nos resultados da radiofrequência, é necessário fazer novas sessões do procedimento todos os anos.

Se desejar saber mais sobre este procedimento, acesse a página do produto e escolha a unidade mais próxima de você!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades