6 formas de aumentar a autoestima feminina

A autoestima é um elemento fundamental para o bem-estar mental e físico de toda mulher. Quando uma mulher não pratica certos hábitos para aumentar a autoestima, toda a vida dela começa a desandar.

É um ciclo sem fim: a mulher está sem autoestima, não se sente suficiente, não consegue dar conta das tarefas (porque também fica sem energia), toma atitudes erradas… No final, tudo isso acaba virando uma bola de neve e sem controle.

Já uma autoestima elevada faz você se tornar uma mulher muito mais confiante ao se relacionar com outras pessoas, mais segura ao tomar decisões e mais feliz consigo mesma.

Aumentar a autoestima é extremamente importante e reflete diretamente no modo como você leva a sua própria vida.

Por isso que separamos neste artigo as principais razões que mais afetam as mulheres pela baixa autoestima e como você pode aumentar a autoestima com 6 dicas práticas. 

Leia mais logo abaixo!

 

Por que tantas mulheres têm a autoestima baixa?

autoestima

Existem algumas razões que fazem muitas mulheres desenvolverem uma baixa autoestima e que afetam diretamente as suas emoções e o seu bem-estar mental.

As principais razões que afetam negativamente a vida destas mulheres são as seguintes:

 

1) Padrões de beleza

Muitos meios de comunicação, como a televisão e o cinema, apresentam tipos de mulheres “perfeitas” que não representam a grande maioria da população. 

Ao tentar se espelhar em corpos “perfeitos” na televisão, muitas mulheres acabam esquecendo da sua própria beleza e tendo vergonha de si mesmas, prejudicando a sua própria autoestima.

Então, não se baseie nos padrões das redes sociais ou das mídias. Você deve sim cuidar de si mesma para aumentar a autoestima, mas sempre visando você e seu bem-estar.

 

2) Idade avançada

O envelhecimento é um fantasma para as mulheres. Se imaginar com cabelos brancos e rugas na pele é algo que traz um grande desconforto.

Por acharem que envelhecer é algo necessariamente ruim, muitas mulheres se sentem mal quando encontram os sinais do tempo no seu corpo e isso pode acabar afetando negativamente a autoestima feminina.

 

3) Falta de autoconfiança

A falta de confiança em si mesma prejudica o bem-estar de toda mulher, podendo, muitas vezes, paralisar a sua vida.

Não se sentir segura o suficiente para se relacionar com outras pessoas ou não se sentir competente para realizar algo pode prejudicar a autoestima feminina, além de fazer com que a mulher se feche para novas experiências.

 

A importância de aumentar a autoestima

Todos nós passamos por vários problemas ao longo dos dias, e se quisermos encarar essas dificuldades de cabeça erguida, precisamos estar bem consigo mesmas. 

Por isso que, quando falamos de autoestima, todas as nossas experiências são influenciadas por ela, afetando diversas áreas da nossa vida: profissional, familiar, espiritual, etc.

Uma autoestima elevada tem a capacidade de moldar o nosso comportamento. É através dela que nos relacionamos melhor com os outros e que tomamos melhores decisões. 

Essa é a razão porque uma pessoa com baixa autoestima está condicionada a ter comportamentos nocivos para si e para os outros.

Este tipo de comportamento pode trazer consequências negativas para a mulher, como, por exemplo, a falta de autocuidado e, até mesmo, desenvolver depressão.

Então, para que você possa aumentar a autoestima e se tornar uma mulher mais segura e confiante, siga as dicas abaixo.

 

6 formas para você aumentar a autoestima

1 – Não se compare com outras pessoas

Evitar se comparar com outras pessoas é fundamental para aumentar a própria autoestima.

Quando nos comparamos com os outros, estamos sempre olhando para as qualidades que essas pessoas têm e que muitas vezes faltam em nós.

No entanto, esse tipo de atitude nos impede de enxergar as nossas próprias qualidades e tudo o que nos destaca das outras pessoas, muitas vezes, fazendo-nos sentir inferiores.

Então, para desenvolver a sua autoestima, olhe principalmente para si e busque enxergar as suas próprias qualidades, sem se comparar com outras pessoas.

Você verá quantas qualidades tem que não estava enxergando antes.

 

2 – Seja autoconfiante

A principal pessoa em que você precisa confiar é em si mesma.

Acreditando mais nas suas próprias decisões e buscando ser uma pessoa mais segura, você conseguirá cumprir os seus objetivos com muito mais facilidade.

Confiar em si mesma é o primeiro passo para você “tomar as rédeas” da sua vida, sem que precise depender da aprovação dos outros para fazer o que deseja e alcançar o próprio sucesso.

 

3 – Não se cobre tanto

Todos nós cometemos erros, seja no lugar em que trabalhamos ou com os nossos familiares. Mas isso não é motivo para desanimar ou se achar incompetente.

Lembre-se que, por mais que você busque acertar em tudo, sempre iremos errar em algum momento.

Por isso que, para manter a sua autoestima elevada, seja um pouco compassiva com os próprios erros. E saiba que sempre há algum aprendizado para tirar dos nossos erros.

 

4 – Seja sincera consigo mesma

Não minta para si mesma, isso pode prejudicar ainda mais a sua autoestima e o modo como você se enxerga.

Para aumentar a autoestima, você precisa conhecer a si mesma. E para isso, ser sincera e falar a verdade é essencial.

Identifique com sinceridade quais são os seus defeitos e as suas qualidades para saber lidar melhor com seus problemas e não se deixar afetar pela baixa autoestima.

5 – Olhe para o futuro

Não se preocupe excessivamente com o passado, pois não há como voltar atrás para mudá-lo. 

O que você deve fazer é olhar para o futuro, buscando encontrar o melhor caminho para alcançar os seus objetivos.

O passado não pode ser uma amarra para a sua autoestima. Ressignifique o seu passado se tornando uma pessoa melhor, mais produtiva, mais feliz e com a autoestima elevada.

 

6 – Cuide da sua beleza

A beleza da mulher é uma das coisas que mais importam quando o assunto é autoestima.

Se sentir bem com você também é se sentir bem com a própria aparência. Por isso fica a nossa recomendação: eleve a sua autoestima cuidando da sua beleza.

Tenha uma rotina de cuidados com o seu corpo. Cuide dos seus cabelos, das suas unhas, tire um dia da semana para ir ao spa, compre novas roupas para você. Pense que a sua beleza merece essa atenção.

Uma das melhores formas de cuidar da sua beleza é fazendo tratamentos estéticos, como: hidratação e esfoliação corporal, radiofrequência, drenagem e muitos outros.

Aproveite para aumentar a sua autoestima cuidando do seu corpo com procedimentos completamente seguros e funcionais. 

Clique aqui para escolher uma das nossas unidades e agendar um serviço estético!

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades