Drenagem nas pernas

Drenagem linfática: saiba como diminuir o inchaço do corpo

Você faz parte do grupo de mulheres que precisa diminuir o inchaço do corpo, mas não faz ideia de por onde deve começar? Uma das melhores opções é a drenagem linfática e vamos te explicar tudo sobre isso no artigo de hoje.

O inchaço é um problema que afeta a vida de inúmeras mulheres, causando dores, indisposição e um enorme desconforto para o corpo.

Na maioria das vezes, esses inchaços ocorrem na região das pernas, mas também podem surgir em outras regiões do corpo, como braços e abdômen.

O inchaço, normalmente, acontece quando líquidos e proteínas se acumulam entre os vasos e os tecidos, podendo ser tratado com o procedimento de drenagem linfática.

Quer saber como você pode diminuir o inchaço do seu corpo por meio desta técnica? Continue a leitura abaixo.

 

O que é a drenagem linfática 

A drenagem linfática é um tratamento que consiste em técnicas de massagem manual. 

O objetivo desse tratamento é eliminar o excesso de líquidos do corpo através do estímulo do sistema linfático, buscando diminuir o inchaço (edemas e linfedemas).

As técnicas de massagem utilizadas no procedimento são aplicadas manualmente, de forma suave e rítmica, para que não haja qualquer vasodilatação, o que não causa nenhum tipo de dor para o paciente.

Por mais que sejam utilizadas técnicas de massagem no tratamento, a drenagem linfática não atua no corpo como a massoterapia convencional, na qual há uma produção do aumento de fluxo e aporte sanguíneo, por meio de pressões locais.

Apesar de serem técnicas muito parecidas, o principal objetivo da drenagem linfática é diminuir o inchaço do corpo, enquanto que, na massoterapia, o principal objetivo é o relaxamento do paciente.

 

Como ocorre a redução do inchaço 

O sistema linfático é composto por uma rede de vasos sanguíneos que tem a função de levar o excesso de fluidos dos tecidos e órgãos para a corrente sanguínea.

Deste modo, o excesso de fluidos entre as células é reabsorvido por vasos capilares adjacentes aos tecidos.

Quando aplica-se a técnica em questão, ocorre o aumento de volume e velocidade de transporte da linfa transportada pelos vasos linfáticos. Isto ocorre porque as manobras massageadoras estimulam o bombeamento fisiológico, fazendo aumentar a oxigenação dos tecidos, eliminando fluidos tóxicos, causando maior hidratação da pele etc.

Confira abaixo os principais benefícios que a técnica traz para a saúde.

 

Quais os principais benefícios da drenagem linfática

 

O principal benefício que a drenagem linfática pode trazer para a estética e a saúde da mulher é a diminuição do inchaço.  No entanto, existem muitos outros benefícios que podem ser adquiridos com a aplicação desse tratamento. Abaixo segue a lista dos principais benefícios da drenagem linfática:

 

1) Oxigenação dos tecidos

Ao ativar a microcirculação e a redução de líquidos, a drenagem linfática contribui para a absorção de oxigênio.

Desta forma, as células do corpo agem com mais facilidade na distribuição de sangue rico em oxigênio.

 

2) Melhora da circulação de sangue

As técnicas de massagens utilizadas no procedimento além de diminuir o inchaço, estimulam a microcirculação capilar.

Assim, ao melhorar a circulação sanguínea do corpo, a drenagem também traz uma sensação de alívio para as pernas, evitando o aparecimento de novos vasos.

 

3) Redução de hematomas

O aumento da circulação sanguínea causada pela drenagem linfática contribui diretamente com a nutrição e oxigenação dos tecidos. 

Esse processo do organismo interfere diretamente na redução de hematomas.

 

4) Combate à celulite

Um dos fatores que mais geram celulite no corpo é a retenção de líquido.

Por causa do aumento da circulação de sangue e eliminação de fluidos em excesso, a drenagem linfática tem a  capacidade de reduzir a celulite nas áreas de aplicação.

Entretanto, recomenda-se aplicar, junto à drenagem linfática, outros métodos como a radiofrequência para eliminar com mais eficiência a celulite.

 

5) Regeneração pós-cirúrgica

Uma das principais indicações da drenagem linfática é na cicatrização dos tecidos após cirurgia plástica.

A drenagem é capaz de melhorar a irrigação sanguínea e, além disso, reorganizar as fibras lesionadas, evitando uma regeneração desordenada da pele.

Lembre-se que a drenagem linfática deve ser feita por um profissional preparado que aplique corretamente as técnicas de massagem.

 

Aliados da drenagem linfática 

Para que a drenagem mantenha o seu efeito benéfico, são indicadas algumas práticas extremamente importantes para a saúde do corpo, como:

 

1) Alimentação saudável 

Os resultados da drenagem podem permanecer por mais tempo no corpo quando se tem uma alimentação balanceada.

Um dos hábitos essenciais para evitar o aparecimento de inchaços é a redução da ingestão de sódio. 

Ao contrário do que muitos pensam, o sódio não está presente somente no sal. Ele é facilmente encontrado em produtos industrializados, como: doces, refrigerantes, sucos em pó etc.

Busque incluir no seu cardápio uma maior quantidade de fibras. Isso pode trazer para o seu organismo uma melhora na digestão e, consequentemente, na diminuição da retenção de líquidos.

 

2) Consumo de água

Quanto mais água ingerirmos, menos o nosso corpo irá reter líquidos.

Isso ocorre porque, quanto menos água estiver presente no corpo, mais retida ela ficará entre os vasos e tecidos, impedindo ser eliminada pela urina. 

Por causa disso, é importante ingerir diariamente, no mínimo, 2 litros de água. Isso irá fazer com que o seu corpo fique hidratado e ainda irá potencializar os resultados adquiridos na drenagem linfática.

 

3) Manter o corpo ativo

Atividade física sempre será indicada, principalmente quando o assunto é manter o corpo saudável.

Após fazer a drenagem linfática, fazer atividades físicas ajudará no aumento da oxigenação do corpo e do fluxo sanguíneo. 

Isso fará com que as células e vasos sanguíneos recebam ainda mais irrigação, livrando os tecidos de toxinas que favorecem a retenção de líquido.

 

Drenagem Linfática no Espaço Prana

drenagem-linfatica

Como você viu, a drenagem linfática é um tratamento extremamente eficaz contra o inchaço do corpo. Além disso, esse tratamento traz vários outros benefícios que podem ajudar na estética e na autoestima feminina.

Portanto, se você quer obter os melhores resultados com a drenagem linfática, no Espaço Prana você encontrará os melhores profissionais para cuidar da sua pele! Reduza o inchaço e elimine as toxinas do corpo clicando no botão abaixo:

>>> QUERO FAZER A DRENAGEM LINFÁTICA<<<

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades