Tipos de autocuidado: O que é e quais são os mais importantes

Na maior parte do nosso tempo, estamos sempre preocupadas com as nossas obrigações. Temos que cuidar da casa, cuidar dos filhos, ir para o trabalho, dar atenção para a família, e por fazermos tantas coisas ao longo do dia, esquecemos do que é mais essencial para o nosso bem-estar: o cuidado com nós mesmas!

Todos esses deveres que precisamos cumprir e a pressão psicológica que isso gera pode causar uma série de complicações físicas e emocionais. E isso afeta diretamente o nosso bem-estar, prejudicando o modo como levamos a vida.

Para que a nossa rotina não consuma toda a nossa energia e que possamos alcançar o nosso bem-estar, existem muitos hábitos que podem contribuir para a nossa saúde física, psíquica e emocional. 

Todos eles fazem parte dos tipos de autocuidado mais importantes para o seu dia a dia. Confira abaixo o que é o autocuidado e como você pode aplicar essas práticas na sua rotina.

 

O que é o autocuidado?

O autocuidado nada mais é do que um conjunto de práticas benéficas para o seu bem-estar físico e emocional. 

Mas, para conseguir colocar em prática esses tipos de autocuidado, precisamos analisar e reconhecer quais são as nossas principais necessidades e o que precisamos para nos sentirmos bem.

Através destas práticas, você pode alcançar uma autoestima mais elevada e se tornar uma mulher mais confiante. 

Além disso, o autocuidado ainda pode trazer uma maior disposição para dar conta dos seus afazeres diários, sem que você precise negligenciar a sua saúde física e emocional.

 

O que NÃO é o autocuidado

Autocuidado não é egoísmo. Cuidar de si mesma tem mais a ver com a necessidade de melhorar a sua qualidade de vida, buscando um equilíbrio físico e emocional do que colocar os seus próprios interesses em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das outras pessoas. 

Autocuidado não é desgastante. Você não pratica o autocuidado para se sentir ainda mais cansada. Todas essas práticas existem para você recarregar suas energias e conseguir levar a sua rotina da forma mais leve e desestressante possível.

Autocuidado não é coisa de “gente fraca”. Os tipos de autocuidado são uma saída inteligente para você viver com mais leveza, mas, ao mesmo tempo, ser uma pessoa mais prestativa e disposta. Em outras palavras, as práticas de autocuidado tem o poder de te deixar mais forte.

 

Tipos de autocuidado e hábitos para você cultivar

1 – Autocuidado emocional

As emoções não são boas e nem más. Ninguém tem culpa das emoções que sente. Mas o que realmente interessa é como você se comporta em relação a essas emoções.

Quando falamos de autocuidado emocional, o que você deve buscar é um equilíbrio das suas emoções, de modo que elas não se tornem destrutivas para a sua saúde.

Confira abaixo alguns hábitos que você pode cultivar para melhorar a sua vida emocional:

  • Separe um tempo para refletir de onde vem essas emoções e qual o melhor jeito de encará-las;
  • Busque estar na presença de um amigo ou parente que realmente te entenda e queira te ajudar;
  • Encontre meios para expressar o que você sente: pintar, cantar, escrever. Isso pode aliviar a ansiedade.
  • Consulte um terapeuta ou médico caso não consiga resolver seus problemas sozinha.

2 – Autocuidado intelectual

Busque expandir a sua mente absorvendo ideias que você não conhecia antes.

O autocuidado intelectual é muito importante para que você desenvolva uma mente consciente e saudável, pois quanto mais você aprende, mais você conhece a si mesma e o mundo ao seu redor.

Então, para cuidar melhor da sua saúde intelectual, siga algumas das orientações abaixo:

  • Aprenda um novo idioma, esta é uma maneira extremamente eficaz de construir seu intelecto;
  • Busque ler um livro a cada mês. A leitura é uma das melhores formas de ampliar seus horizontes e conhecer novas realidades;
  • Ouça pontos de vista diferentes sobre os temas que te interessam. Isso pode ampliar a sua mente para novos conhecimentos;
  • Escreva em um diário três coisas que você aprendeu. Isso vai te ajudar a lembrar do que aprendeu e também te motivar a aprender ainda mais;
  • Ensine o que você sabe. Todos nós temos algum conhecimento específico que outras pessoas adorariam saber. 

3 – Autocuidado social

As pessoas precisam sempre de se conectar com outras pessoas. Seja no trabalho, na faculdade, na escola, também precisamos da companhia de outras pessoas, se quisermos alcançar a nossa estabilidade emocional.

Por isso que a presença de amigos e pessoas, aqueles que podemos contar o que estamos sentindo, é extremamente importante para o autocuidado social. 

Veja abaixo algumas práticas de autocuidado que você pode ter para se conectar com outras pessoas, que podem ajudar a sua saúde mental e emocional:

  • Esteja perto de uma pessoa que te faça rir. Você não precisa sair com um grupo de pessoas, basta apenas uma para alegrar o seu dia;
  • Converse com algum amigo que você não fala há muito tempo. Se reconectar com velhos amigos pode fazer muito bem para você;
  • Procure ir a lugares onde pessoas que gostam das mesmas coisas que você frequentam. Assim, você pode criar novas amizades com mais facilidade;
  • Interaja com outras pessoas nas redes sociais. Utilize a tecnologia a seu favor se aproximando de novas pessoas.

4 – Autocuidado físico

Para se sentir bem consigo mesma, é essencial que você cuide do seu corpo. 

Você pode cuidar do seu corpo fazendo atividades físicas, cuidando da sua pele, se maquiando… tudo que tem a ver com o cuidado com a beleza e com a sua disposição física está relacionado também com o autocuidado.

Então, para manter corpo e mente em equilíbrio, nada melhor do que seguir as seguintes práticas:

  • Caminhe ao ar livre. Esta é uma ótima prática para abandonar o sedentarismo e deixar o seu corpo ativo;
  • Tome um banho relaxante, ou busque fazer uma sessão de massoterapia;
  • Cuide do seu sono. Vá para a cama um pouco mais cedo e busque dormir 8 horas diariamente;
  • Aprenda uma nova atividade física. Yoga, pilates ou qualquer outra atividade que deixe o seu corpo ativo fará bem para você.
  • Dê atenção para os cuidados com a pele. Manter uma rotina de cuidados com a sua pele pode prevenir o envelhecimento. 

Dica extra do tipos de autocuidado: um dos tratamentos mais eficazes para o cuidado com a pele é a combinação entre esfoliação e hidratação corporal. Conheça mais clicando aqui.

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades